Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2002 - 16h00

Mostra sobre Ozualdo Candeias debate formas de produção no cinema

Publicidade

da Folha Online

A "Retrospectiva Ozualdo Candeias 80 Anos", mostra que comemora os 80 anos do diretor, debate hoje as formas de produção no cinema. A mesa-redonda terá a participação de Carlos Augusto Calil e do crítico da Folha Inácio Araújo. A mediação será de Artur Autran.

A mostra, que começou no dia 30 de julho e vai até o próximo domingo, dia 11 de agosto, está sendo realizada pela Heco Produções no CCBB-SP (Centro Cultural Banco do Brasil).

Durante o evento, clássicos de Candeias, suas obras menos conhecidas e as que nem chegaram a ser lançadas comercialmente estão sendo exibidas.

No total, a mostra apresentará 37 títulos, 32 dirigidos por Candeias , incluindo filmes especialmente recuperados para a mostra, como "Tambaú Cidade dos Milagres", "A Herança" e "A Visita do Velho Senhor".

Também serão apresentados "Orgia (O Homem que Deu Cria)", de 1970, dirigido por João Silvério Trevisan e no qual Candeias participa como ator. "Ritual de Sádicos" (1969), de José Mojica Marins, "Dezenove Mulheres e Um Homem" (1977), de David Cardoso, "O Quarto" (1968), de Rubem Biáfora, e "Pinturas Rupestres de Curitiba", de Valêncio Xavier, também serão exibidos. Todos têm a participação de Candeias como produtor, ator ou câmera.

Ozualdo Candeias, com seu filme "A Margem", foi um dos precursores, no fim dos anos 1960 e início dos anos 1970, do que passou a ser chamado de "Cinema Marginal" - produções realizadas sobretudo por cineastas paulistas na região chamada de "Boca do Lixo", no centro da cidade de São Paulo.

Sob curadoria de Eugênio Puppo, a mostra tem patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil.

O debate acontece às 18h30.

RETROSPECTIVA OZUALDO CANDEIAS - 80 ANOS
Onde: CCBB - SP (rua Álvares Penteado, 112, Centro, SP)
Quando: 30 de julho a 11 de agosto (terça a domingo)
Informações: 0/xx/11/3113-3651/ 3113-3652
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página