Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2002 - 03h06

Gays começam a monitorar imagem na TV

Publicidade

DANIEL CASTRO
da Folha de S.Paulo

A ONG Pró-Conceito de Gays e Lésbicas na Mídia começa em setembro a monitorar o tratamento a homossexuais na televisão aberta. Criada em abril, após duas lésbicas terem se sentido humilhadas no programa "Superpop", da Rede TV!, a entidade pretende combater o preconceito contra homossexuais na mídia.

O primeiro monitoramento será feito em São Paulo e Belo Horizonte e irá ocorrer somente aos sábados, de setembro a outubro. Em novembro, a entidade irá divulgar um relatório sobre o trabalho. Eventuais casos graves de difamação poderão ser encaminhados ao Ministério Público.

A metodologia dos monitoramentos será fornecida pelo Departamento de Psicologia Social da PUC-SP. As pesquisas serão feitas por voluntários (a ONG aceita inscrições pelo endereço eletrônico pro-conceito@uol.com.br). Será a primeira pesquisa do gênero no Brasil.

A Pró-Conceito também elabora um guia contra o preconceito a homossexuais. O manual será distribuído a jornalistas, autores de novelas e diretores de emissoras de rádio e TV, entre outros.

O guia traz definições sobre noções e termos envolvendo o universo gay e uma lista de fontes para jornalistas. Em suma, pede respeito e equilíbrio no tratamento a homossexuais. Por exemplo, condena a diferenciação entre ativos e passivos e o uso de termos como "anormal" e "pervertido".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página