Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2002 - 20h41

Festival de Gramado começa com cinco inéditos brasileiros

Publicidade

da Folha Online

Começa nesta segunda-feira o 30º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino, com cinco longas-metragens inéditos que vão concorrer entre si ao Kikito de Ouro. O festival também terá filmes latino-americanos, nem tão inéditos, e o pré-lançamento do novo filme de Fábio Barreto, que há seis anos fez "O Quatrilho".

Até o dia 17, a pequena e charmosa cidade de Gramado, na serra gaúcha, vai ficar lotada de famosos, que prestigiam cada vez mais o festival.

Serão exibidos na competição oficial de longas de ficção em 35 mm em Gramado os filmes "Querido Estranho", do cineasta carioca Ricardo Pinto e Silva, "Dois Perdidos numa Noite Suja", de José Joffily e baseado em Plínio Marcos, "Uma Onda no Mar", de Helvécio Ratton, "Durval Discos", de Anna Muylaert, e "Separações", de Domingos de Oliveira.

Em Gramado, também há espaço para documentários, que têm uma disputa separada. "A Cobra Fumou", de Vinícius Reis, "Edifício Master", de Eduardo Coutinho, "Nem Gravata Nem Honra", de Marcelo Massagão, e "Onde a Terra Acaba", de Sérgio Machado. Os dois últimos não são inéditos, já foram exibidos em outros festivais e até levaram prêmios.

Acontece também a competição de curtas-metragens e exibições especiais, como a mostra de filmes gaúchos, as premiéres e as exibições especiais.

Em primeira mão, o público de Gramado poderá ver o novo trabalho de Fábio Barreto, que fez "A Paixão de Jacobina", filmado no Rio Grande do Sul com Letícia Spiller e Thiago Lacerda, que passa na próxima quinta-feira no Palácio dos Festivais, a sede oficial dos novos filmes do festival.

Em Gramado, além das estrelas, se encontram também produtores, diretores e patrocinadores do cinema nacional, que vive uma explosão de produções há cerca de três anos. O festival aproveita a boa fase do cinema para se firmar como um grande evento do setor.

Público

O festival de Gramado tenta interagir com o público. Para isso, organiza debates, workshops e várias mostras paralelas durante a semana. A programação faz Gramado respirar cinema.

Entre as apresentações especiais, acontece um em Super 8, um de vídeo universitário, noites de autógrafos e até mesmo o lançamento de um livro sobre os 30 anos do festival.

Além disso, acontece uma exibição nos bairros de Gramado, com filmes já consagrados no próprio festival ou exibidos nos grandes circuitos. "Netto Perde Sua Alma", que ganhou prêmios no ano passado no próprio festival, "Avassaladoras", de Mara Mourão, "O Casamento de Louise", de Betse de Paula, e "A Partilha", de Daniel Filho, serão exibidos para a população.

Programação:
  • Festival de Cinema de Gramado


  • Conheça:
  • Gramado


  • Leia mais notícias sobre inverno
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página