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19/08/2002 - 17h06

Grupo criado em "Popstars" é versão brasileira de Spice Girls

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CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

Não deu outra. Rouge, o quinteto feminino criado no "reality show" "Popstars", do SBT, é uma versão do ex-grupo britânico Spice Girls. Em uma entrevista coletiva realizada hoje, em São Paulo, o SBT, a Sony Music e a produtora RGB Entertainment apresentaram oficialmente as cinco integrantes da banda.

Divulgação
As cinco garotas do Rouge
Apesar de gravadora e produtora negarem as semelhanças com as britânicas, basta olhar para as cinco garotas - Aline Silva, Fantine Thó, Karin Pereira, Luciana Andrade e Patrícia Lissa - para ver ali a tentativa de fazer com que o grupo faça sucesso usando uma fórmula que já deu certo um dia.

As coincidências são muitas: mesmo número de integrantes, mesma diversidade étnica, mesmo estilo no figurino da banda, o mesmo estilo de música e, claro, o mesmo público.

Segundo o produtor Rick Bonadio, para a escolha das cinco integrantes do Rouge foram feitas várias combinações para se decidir por esta quantidade de componentes. "Cinco é um bom número para gravar um disco, pois todas podem solar", afirmou. Além disso, Bonadio disse que a convivência em grupo entre as integrantes e a cooperação entre elas também ajudou na escolha, no entanto, segundo ele, o principal critério foi o "talento" de cada uma para o canto e a dança.

Esquivando-se da comparação com o quinteto britânico, Alexandre Schiavo, vice-presidente de marketing da Sony Music, disse que apesar de todo o repertório ter sido escolhido antes mesmo das últimas etapas eliminatórias, não existia uma idéia preestabelecida sobre as características do grupo. "Não sabíamos se seria uma banda com cara de axé ou das Spice Girls", disse.

Já a integrantes do grupo, apesar de não confirmarem a inspiração "artística" não se preocuparam em negá-la de todo. "Esta é a única referência que as pessoas têm de banda com cinco garotas. Mas nós vamos cantar ritmos variados", disse Luciana Andrade. Já Patrícia Lissa disse que assim que elas começarem a fazer apresentações "as pessoas vão ver que nós somos diferentes".

Mas a exibição de dois videoclipes do grupo brasileiro não deixou espaço para dúvida sobre tal semelhança.

Agenda

A escolha dos nomes que passariam a compor a banda foi feita há apenas duas semanas, mas o ritmo do quinteto já é intenso. Além do CD com 14 músicas, que chega às lojas hoje, elas já gravaram dois videoclipes - um da música de trabalho "Não dá pra resistir" e o outro de "Ragatanga", gravado pelo Bandana, grupo criado na versão argentina do "reality show". Uma apresentação no dia 31 de agosto no Via Funchal, em São Paulo, também já está agendada e será a estréia oficial da banda nos palcos.

A primeira tiragem do CD é de 150 mil unidades, mas outras 150 mil devem chegar ao mercado em duas semanas. A banda tem contrato para gravação de três CDs e mais um opcional.

A escolha do repertório, composto por artistas nacionais e estrangeiros, não teve participação das integrantes. Segundo Bonadio, isso tem uma explicação: elas deveriam ensaiar com um repertório já pronto e não haveria tempo hábil para que elas participassem da escolha, já que o lançamento estava marcado para este mês.

Contudo, isso não quer dizer que as cinco garotas não devam opinar sobre os próximos passos do Rouge. Segundo representantes da produtora e da gravadora, as decisões serão tomadas da mesma forma que acontece com outros artistas contratados. Para confirmar isso, Luciana Andrade fez questão de afirmar que "tudo o que foi feito apresentado estava dentro do nosso gosto". Já Patrícia Lissa disse: "Acho que não vamos ter problemas para participar das decisões".

Programa

O programa, exibido pelo SBT aos sábados, continuará no ar até o dia 10 de setembro e mostrará a rotina de compromissos assumidos pelo quinteto.

Apostando no sucesso da banda, a RGB, que detém os direitos de imagem do grupo, pretende transformar o Rouge em uma marca para vender produtos como bonecas, artigos de papelaria, vestuário e produtos de beleza.

No entanto, o que era para ser o primeiro produto não emplacou. Uma revista , prevista para ser publicada semanalmente mostrando os "bastidores" do programa e publicando reportagens 'ensinando' as leitoras a se transformarem em estrelas, não emplacou e está temporariamente suspensa.

Show

O show de estréia, que acontece no dia 31 deste mês, elas garantem que não será com playback. E se o repertório do grupo é passível de críticas, uma coisa é inegável: boa voz elas têm. Para mostrar isso elas cantaram, no final da entrevista, "Can't give up now", música favorita de Karin Pereira.

Resta saber se, criado de forma bem diferente do que normalmente acontece, o Rouge sobreviverá ao marketing e suas integrantes conseguirão mostrar o talento que têm.
 

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