Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2002 - 16h02

Canal Brasil exibe hoje making of do filme "Uma Onda no Ar"

da Folha Online

O Canal Brasil exibe hoje, às 20h, o making of do filme "Uma Onda no Ar", de Helvécio Ratton. Vencedor do Prêmio Especial do Júri e de melhor ator para Alexandre Moreno no 30º Festival de Gramado, o longa estréia dia 6 de setembro nos cinemas de Belo Horizonte e São Paulo.

O making of, que tem direção de João Pedro Hirszman e Pablo Lobato, tem entrevistas com a equipe e atores do filme, além de revelar detalhes da história e da produção do longa, como a fotografia e a trilha sonora.

Quarto longa-metragem de ficção de Helvécio Ratton ("A Dança dos Bonecos", "Menino Maluquinho" e "Amor & Cia"), o filme recebeu o Prêmio Oficina Católica Internacional de Cinema em março deste ano.

Filmado em apenas cinco semanas na própria favela que abriga a verdadeira rádio, o filme foi orçado em R$ 1,7 milhão e conta com a participação de atores desconhecidos do grande público.

Com roteiro assinado por Helvécio Ratton e pelo chileno Jorge Durán, o filme é baseado em mais de 100 entrevistas que o dramaturgo Eid Ribeiro realizou com os integrantes da Rádio Favela.

"Uma Onda no Ar" conta a história da Rádio Favela, que surgiu nos anos 80, no Aglomerado da Serra, uma grande favela de Belo Horizonte. Com uma programação corajosa e uma linguagem espontânea, a rádio conquistou um grande número de ouvintes e teve repercussão além do alcance de suas ondas.

O longa mostra a trajetória de luta dos quatro amigos criadores da Rádio Favela. Jorge (Alexandre Moreno) é o idealizador da rádio ao lado dos amigos Zequiel (Adolfo Moura), Brau (Benjamin Abras), Roque (Babu Santana). A namorada Fatinha (Priscila Dias) e sua mãe Dona Neusa (Edyr Duqui) são suas companheiras e apoiadoras da rádio.

Quando finalmente conseguem colocar a rádio no ar, Jorge e Zequiel passam a enfrentar a perseguição da polícia, que não tolera as mensagens arrojadas da rádio e usa o fato de a Rádio Favela ser uma "rádio pirata" para tirá-la do ar.

O programa será exibido hoje, às 20h, com reapresentação no sábado, às 9h, no domingo, às 13h30, e na terça, às 7h30.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página