Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/08/2000 - 14h33

Morre na Colômbia o náufrago que inspirou García Márquez

Publicidade

da Reuters
em Bogotá

O marinheiro, cuja odisséia de 10 dias agarrado a uma balsa no Mar do Caribe inspirou Gabriel García Márquez a escrever seu célebre "Relato de um Náufrago", morreu na quarta-feira (2) em hospital de Bogotá, informou sua mulher, Blanca de Velasco.

Ela disse que Luis Alejandro Velasco, ex-suboficial da Marinha colombiana, morreu na manhã de quarta-feira em sua casa por causa de complicações relacionadas a um câncer de pulmão.

Velasco, que tinha 66 anos, tornou-se herói nacional em 1955 quando sobreviveu ao naufrágio de um navio de guerra da Marinha colombiana, passando 10 dias sem comer e agarrado a uma balsa.

Seu relato apareceu pela primeira vez no mesmo ano como uma série de crônicas escritas por García Márquez no jornal El Espectador, de Bogotá, onde o escritor trabalhava na época.

A obra foi publicada como livro em 1970 e traduzida para 36 línguas. Já foram publicadas 22 milhões de cópias do livro.

Durante 13 anos, Velasco recebeu US$ 2 mil anuais, em média, a título de direitos autorais sobre o livro, cedidos a ele por García Márquez.

Em 1982, quando o escritor recebeu o Prêmio Nobel, Velasco o levou aos tribunais, exigindo os direitos autorais das traduções. O marinheiro perdeu a causa e os direitos que lhe tinham sido cedidos em princípio.

Em artigo publicado no domingo passado no El Espectador, Velasco pediu desculpas a García Márquez e disse que se envergonhava pelos danos que causou ao escritor.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online - uol.folha.ilustrada.livros



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página