Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2002 - 02h40

Outro canal: Governo deve adiar lei de bloqueador de TV

DANIEL CASTRO
colunista da Folha de S.Paulo

O governo federal deverá adiar, por medida provisória, a data de entrada em vigor de lei que obriga os aparelhos de TV comercializados no Brasil a conter dispositivo que permite ao telespectador bloquear cenas de sexo e violência.

A lei, de nº 10.359, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no final de 2001, proíbe a venda de televisores sem o dispositivo a partir de 27 de dezembro de 2002. A medida provisória deve postergar essa data por um ano e meio ou dois.

A informação é de Paulo Saab, presidente da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletro-Eletrônicos), que participa de grupo de trabalho do governo pela regulamentação da lei. Governo e fabricantes chegaram à conclusão de que é muito curto o prazo estipulado na lei para que a indústria desenvolva e produza o novo sistema. Até a regulamentação da lei, que deveria sair até 27 de junho, está atrasada.

Segundo Saab, os fabricantes também irão tentar desenvolver uma tecnologia nacional, para não ter de pagar royalties a estrangeiros. Numa próxima etapa, a Eletros irá tentar convencer o governo a tornar o bloqueador não-obrigatório a todos os televisores.

Conhecido nos EUA e no Canadá como V-Chip, o dispositivo bloqueia cenas de sexo e violência desde que as emissoras enviem sinal com essa informação sobre o conteúdo de seus programas.

*********************************************

Divulgação/Rede TV!
Monique Evans durante gravação do "Noite Afora" de hoje (Rede TV!, 0h); aproveitando a sexta-feira, 13, a atração terá convidados noctâmbulos que se dizem vampiros


*********************************************

OUTRO CANAL
Outro lado
Em nota oficial distribuída anteontem, a TV Record negou informação publicada nesta coluna, de que a emissora demitiu cerca de 15 profissionais de suas produções, na semana passada. Diz que a nota é "falsa" e que "as alterações no quadro funcional, com contratações e demissões, são feitas com base na necessidade operacional da empresa".

Babado
Deve ser gravado no dia 21 o "Fica Comigo" com lésbicas. A edição especial do programa de namoros da MTV deve ser exibida em outubro. Outro especial do programa, com heterossexuais quarentões, deverá ser gravado no dia 20 e exibido em novembro.

Amore
A última reviravolta na trama de "Esperança" deu uma levantada na audiência da novela das oito da Globo. Foram 45 pontos no Ibope na segunda, 44 na terça e 42 anteontem. Até a semana passada, a média da novela era de 40 pontos na Grande SP.

Garfo 1
A direção do canal pago GNT até agora procura explicações. No último dia 25, um domingo, o programa "Diário de Olivier" ficou em primeiro lugar na medição do Ibope da audiência da TV paga, com média de 240 mil telespectadores entre 20h30 e 21h.

Garfo 2
O programa, que naquele dia destacava a culinária baiana, não mais repetiu o feito. Uma possível explicação é que no dia 25 houve, excepcionalmente, horário eleitoral gratuito na TV aberta.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página