Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2002 - 21h24

Maior museu de arte moderna da Alemanha é inaugurado em Munique

da France Presse, em Munique

Foi inaugurada hoje, em Munique, na Alemanha, a Pinacoteca Moderna, o maior museu do gênero no país. A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente alemão Johannes Rau e do primeiro-ministro do Estado da Baviera, Edmund Stoiber.

O edifício de quatro andares, com 13.000 metros quadrados, foi projetado pelo arquiteto Stefan Braunfels. O museu abriga milhares de pinturas, esculturas, gravuras, além de projetos arquitetônicos e outros desenhos.

O museu, que conta com um pátio central coberto por uma grande cúpula de cristal, custou 120 milhões de euros.

Numa tentativa de se equiparar a importantes centros dedicados à arte moderna, como o Centro Georges Pompidou de Paris, o Museu de Arte Moderna de Nova York ou o Guggenheim de Bilbao, a pinacoteca expõe quatro coleções.

Na pintura, o museu se destaca por suas coleções de arte expressionista alemã, com obras do grupo "Blaue Reiter" e da Bauhaus, com artistas como Franz Marc, Vassily Kandinsky e Paul Klee, além de peças de criadores do pós-guerra como Georg Baselitz e Josef Beuys.

O museu de Munique se distingue principalmente por três coleções, que reúnem testemunhos da evolução das artes gráficas, da arquitetura e do desenho.

Na arquitetura são apresentados 350 mil esboços de 700 arquitetos, além de 100 mil fotografias e 500 maquetes.

A pinacoteca de Munique também exibe a maior coleção de gravuras do mundo, com obras de Michelângelo, Ticiano, Rubens, Rembrandt e Cézanne, entre outros.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página