Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2002 - 02h59

Mick Jagger convoca Strokes e White Stripes

da Folha de S.Paulo

A famosa língua de Mick Jagger lambe o novo rock. Atendendo a um pedido do líder dos Rolling Stones, os grupos Strokes e White Stripes, os principais nomes da proclamada ressurreição atual do rock, foram convidados para engrossar a lista de bandas que abrirão as apresentações do extrafamoso quarteto inglês.

A banda nova-iorquina faz as honras de esquentar a gigante platéia dos Stones na próxima sexta-feira, em Landover, Maryland. No sábado, é a vez do grupo do brasileiro Fabrizio Moretti abrir o concerto de Hartford, no Estado de Connecticut.

Já a dupla White Stripes, de Detroit, que no blues tem um certo parentesco com os Stones dos primórdios, toca antes do veterano grupo nos dias 16 e 20 deste mês, em Toronto e Columbus (Ohio).

A quarentona Rolling Stones deu início a uma extensa turnê no último dia 3 de setembro, em Boston. Até o começo de fevereiro de 2003, a banda de Jagger e Richards percorre EUA e Canadá levando sua tour de clássicos.
Depois, os Stones embarcam para Austrália, Índia, Japão e China. Neste último, de forma inédita, o grupo deve tocar em Pequim, Hong Kong e Shangai, em março.

Há a possibilidade de, na turnê européia, no verão do hemisfério Norte, os Stones tocarem no gigantesco festival de Glastonbury. Raramente os Stones se apresentam em festivais.

Sites ligados aos Rolling Stones afirmam que a turnê dos 40 anos não deve passar pela América do Sul, provavelmente pelo custo inviável de shows da banda de Jagger em um continente que atravessa grave situação econômica.

A fase atual comemorativa dos Stones mudou até o símbolo da banda, a língua vermelha. O logo ganhou amarelo e vermelho, em projeto do polêmico artista americano Jeff Koons.

Para o palco, até a capa que Jagger veste nas apresentações foi idealizada para ser histórica.

Feita com tiras de 12 calças jeans usadas pelo cantor em shows antigos, pedaços de couro dos casacos outrora utilizados por Jagger ao vivo e com design para lembrar turnês passadas.

Os Stones também estão no rap e na música eletrônica. O papa Dr. Dre, padrinho de Eminem, regravou "Miss You" para a trilha sonora do novo filme da série "Austin Powers". Já o músico e produtor francês Mirwais pegou o mesmo clássico e o travestiu de electro pop. As duas versões são ótimas e estão na internet.

Uma relativa conexão dos Stones com o Brasil se deu em meados de setembro, quando Lucas Jagger, de 3 anos, assistiu a dois shows da banda do pai, 59, em Chicago. Lucas é filho do cantor com a apresentadora de TV brasileira Luciana Gimenez.

Leia mais:
  • Rolling Stones lança CD histórico e mostra a língua ao Brasil

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página