Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2002 - 08h40

Turma do Scooby-Doo chega aos cinemas revelando conflitos

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

Aos 33 anos, o adorável e medroso cão dinamarquês Scooby-Doo chega, finalmente, ao cinema. Ao lado do amigo inseparável Salsicha, o mascote da Mistério S/A vive no cinema mais uma história de suspense para desvendar fenômenos sobrenaturais.

No filme, a história começa dois anos depois que uma guerra de egos colocou um ponto final na Mistério S/A, empresa de detetives da turma formada por Fred (Freddie Prinze Jr.), Daphne (Sarah Michelle Gellar) e Velma (Linda Cardellini), Salsicha (Matthew Lillard) e Scooby (um cão criado por computação gráfica).

Especialistas em solucionar crimes e mistérios, a turma se reencontra ao ser chamada à Ilha do Terror, um famoso parque temático onde está acontecendo uma série de incidentes que está fazendo os visitantes adotarem comportamentos estranhos.

Preocupado com a possibilidade de que seu parque seja mal-assombrado, o proprietário da Ilha do Terror, Emile Mondavarious (Rowan Atkinson), tenta reunir os detetives para desvendar o mistério. No entanto, atrair a turma para ilha faz parte de um plano maior. Quem está por trás disso? Só a Mistério S/A poderá responder.

No entanto, a despeito dos planos de Mondavarious, reunir a turma não será tarefa tão fácil. Cada um vai tentar desvendar sozinho o que está acontecendo na ilha. Depois que todos se encontram no castelo mal-assombrado em busca de pistas, eles vêem que não poderão fazer nada sozinhos e começam o trabalho em equipe.

Conflitos

No meio de tudo isso, de vez em quando vêm à tona as diferenças e os motivos que causaram a briga entre eles. Assim, para surpresa dos que acompanham a turma nesses 30 anos, fica-se sabendo que Fred é convencido, arrognate e tem a péssima mania de se apropriar dos planos de Velma.

Daphne tem seu lado "patricinha" acentuado. No entanto, no filme, ela mostra que está cansada da imagem de indefesa e nos dois anos de separação da Mistério S/A ela 'transformou seu corpo numa perigosa arma', mas tudo sem perder o charme, lógico.

Velma, com suas meias alaranjadas, e que no desenho demonstra uma segurança incomum, no filme, revela que está cansada de ser colocada pra escanteio por Fred.

Scooby e Salsicha continuam quase os mesmos: medrosos, comilões e com uma tendência para atrair os maiores perigos, apesar de fugirem deles. No entanto, até a amizade dos dois é abalada pelo interesse de Salsicha por Mary Jane (Isla Fisher). Scooby, acostumado a ter toda a atenção de Salsicha, passa a ficar em segundo plano.

Outra diferença entre o desenho e o filme: Fred e Daphne começam a namorar e Velma tem as lentes de seus óculos embaçadas por causa de um rapaz que conhece na ilha.

Quem sempre assistiu aos desenhos na TV fica um pouco decepcionado ao descobrir os 'defeitos' dos personagens, mas os conflitos tornam a história mais interessante, principalmente porque, ao revelarem seus defeitos, conflitos e inseguranças, os jovens integrantes da Mistério S/A aprendem com os erros que cometeram no passado.

A versão dublada traz as mesmas vozes do desenho, e ouvir aquele sotaque caipira de Salsicha perguntando 'Scooby-Doo, meu filho, cadê você?' é impagável.

O humor presente no filme não prima pela sutileza, mas é diversão garantida.

  Veja galeria de fotos

Quiz:
  • Veja se você sabe tudo sobre Scooby-Doo


    Leia mais:
  • Desenho do Scooby-Doo já foi exibido em mais de 310 episódios

  • Conheça melhor os personagens do filme "Scooby-Doo"



  • Leia mais notícias para crianças

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página