Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/10/2002 - 17h56

Banda carioca lança 1º CD e abre shows do Red Hot Chili Peppers

AUGUSTO PINHEIRO
free-lance para a Folha Online

Eles acabaram de lançar o primeiro CD e já vão encarar uma empreitada de "responsa". Os cariocas do Detonautas Roque Clube vão abrir os shows do Red Hot Chili Peppers no Rio (11/10) e em São Paulo (12/10).

"Vai ser uma honra abrir o show da banda que gerou em mim a vontade de ter uma banda", comemora o vocalista Tico Fontenelle, 25.

Além dele, o grupo de rock é formado por Renato Rocha (guitarra e voz), Tchello (baixo), Fábio Brasil (bateria), Rodrigo Netto (guitarra e voz) e DJ Cleston (percussão e scratches).

Reprodução
Capa do CD do Detonautas
Para ter o privilégio de abrir os shows da banda californiana, os integrantes do Detonautas ficaram no pé da gravadora Warner.

"Quando soubemos, há três meses, pela internet, que a banda tocaria no Brasil, falamos de brincadeira 'vamos abrir o show'", lembra o baixista Tchello.

Depois, enviaram um e-mail para o presidente da gravadora, que considerou a idéia "inviável", pois não haveria abertura. Sem perder a esperança, o grupo convenceu a gravadora a enviar para a produção do Red Hot nos EUA o CD do grupo. A resposta veio há três semanas: a produção curtiu o som e aprovou a banda para abrir as apresentações.

"Recebemos a notícia quando estávamos gravando o clipe em Belo Horizonte. Foi fantástico", diz Tchello.

Da banda, Tico é o maior fã do Red Hot, que conheceu no início dos anos 90 com o CD "Mother's Milk". "Desde então fui comprando todos os outros", conta. "Eles são uma grande influência, não apenas no som, mas na atitude também."

No abertura dos shows, a banda apresentará as canções do CD, um rock acelerado, com força na guitarra e na bateria, além de covers. "No Rio, cantaremos 'Daniel na Cova dos Leões' (Legião Urbana) e, em São Paulo, 'Lugar Nenhum' (Titãs)."

Tudo começou na internet

A banda Detonautas surgiu no mundo virtual. É que seus primeiros integrantes, Tico e Tchello, se conheceram em salas de bate-papo do UOL, em 1997.

"Eu morava em Ilhéus, na Bahia, e sempre entrava na internet para encontrar o pessoal do Rio. Conheci o Tico, e marcamos de nos encontrar no Rio, em um posto de gasolina e Ipanema", lembra Tchello.

Depois eles conheceram outro internauta, Renato (guitarra). Os outros integrantes da banda já entraram pelo mundo "real".

O nome da banda vem exatamente dessa origem virtual da banda. "Somos os Detonadores Internautas", explica Tchello. O Roque Clube é uma alusão ao rock brasileiro. "Somos muito influenciados pelas bandas dos anos 80", diz Tchello.

O primeiro show foi em 1997, em um hotel do interior do Rio para uma platéia de velhinhos. A banda continuou na estrada e chegou a lançar um CD independente antes de assinar com a Warner.

"Quando nosso CD estava sendo masterizado no estúdio, o Wagner Viana, da Warner, passou lá para pegar o CD do Gilberto Gil e acabou ouvindo nosso som."

Antes do contrato, eles tocaram no festival Mada, em Natal (RN). "Quando voltamos, fomos contratados. E agora vamos abrir para o Red Hot. Queremos passar mensagens positivas", diz Tico.

Promoção:
  • Quer ganhar uma guitarra autografada pelo Anthony Kiedis?


  • Leia também:
  • A história do Detonautas

  • A íntegra de um chat no UOL


  • Leia mais notícias sobre o Red Hot Chili Peppers
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página