Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2002 - 05h34

Instituto de Estudos Brasileiros celebra 40 anos em mostra e livro

FABIO CYPRIANO
da Folha de S.Paulo

Ao comemorar 40 anos, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) acaba de ganhar o epíteto de "mais importante brasiliana" do país.

Esta idéia é defendida por João Ricardo de Castro Caldeira no livro "IEB: Origem e Significados", que foi lançado na última semana, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento do sociólogo, historiador e crítico literário Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), fundador da instituição.

Segundo o "Aurélio", brasiliana é uma "coleção de livros, publicações, estudos, acerca do Brasil". No prefácio de "IEB: Origem e Significados", o crítico literário Antonio Candido aponta a originalidade da ampliação do conceito para Caldeira, ao utilizá-lo também para coleções de arte, documentos e filmes.

Entre as coletâneas abrigadas pelo instituto, uma das mais importantes é o acervo Mário de Andrade, comprado pela USP em 1967, que deu origem à Coleção de Artes Visuais da instituição. Também estão lá abrigados os acervos de intelectuais do calibre de Caio Prado Júnior e Guimarães Rosa.

"O IEB tem um caráter particular, pois, em vez de apenas reunir brasilianas, ele também é produtor de brasilianas", diz Caldeira à Folha. Neste caso, o autor se refere às revistas publicadas pela instituição.

Segundo Caldeira, aliás, o embrião do instituto foi a coleção em 11 volumes "História Geral da Civilização Brasileira", organizada por Holanda, que reuniu os sete primeiros volumes, a partir de 1960. "O Sérgio, professor catedrático de História da Civilização Brasileira, teve a percepção que era necessário um diálogo maior com outras disciplinas ministradas na USP para um estudo melhor sobre o país.

Esse enfoque multidisciplinar marca o surgimento do IEB e sua atuação até hoje", diz o autor.

O livro "IEB: Origem e Significados" teve início como tese de doutorado, defendida por Caldeira na USP, em 2000. O autor é ainda o organizador da mostra "Visões de Sérgio Buarque de Holanda", na sede do IEB, que celebra o aniversário da instituição com a apresentação de documentos de sua fundação.

IEB: ORIGEM E SIGNIFICADOS (216 págs.)
Autor: João Ricardo de Castro Caldeira
Editora: Imprensa Oficial do Estado/Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes
Quanto: R$ 22

VISÕES DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA
Onde: IEB (av. prof. Mello Moraes, travessa 8, nº 140, Cidade Universitária, USP, 0/xx/11/ 3091-3227)
Quando: de seg. a sex., das 14h às 17h (até 10/11)
Quanto: entrada franca


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página