Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2002 - 02h57

Edição introduz obra de homenageados

MARCELO REZENDE
da Folha de S.Paulo

A 26ª Mostra BR de Cinema e a editora Cosac & Naify lançam os primeiros títulos do que promete ser uma coleção dedicada ao cinema. Ao cinema como arte, o que significa mostrar ser possível existir nos filmes a presença do gênio. Como em Aleksandr Sokúrov. Como em Pier Paolo Pasolini.

O italiano Pasolini e o russo Sokúrov são homenageados com retrospectivas de seus trabalhos na Mostra deste ano, e os dois curtos volumes ocupam o papel de guia introdutório para suas obras.

Sokúrov é um cineasta cheio de surpresas, e três são os autores que se voltam para elas: o jornalista Alvaro Machado (organizador do volume), o diretor da Mostra, Leon Cakoff, e Laymert Garcia dos Santos, professor na Universidade Estadual de Campinas.

Cakoff se encontrou com o cineasta no último Festival de Cannes, e essa conversa é reproduzida no livro. Já Laymert se dedica ao mais novo feito sokuroviano, seu longa "Arca Russa".

Impactos de Pasolini
"O contato com a obra de Pasolini é feito de impactos", diz Maria Betânia Amoroso, também professora na Universidade Estadual de Campinas e autora do livro dedicado ao diretor italiano, morto em 1975, aos 53 anos.

"Eu percebo", diz ela, "que na crítica literária italiana há algum tempo Pasolini assumiu uma importância muito maior do que aquela que teve quando vivo".

"Talvez fosse possível, num certo sentido, aproximar a experiência de intelectual complexo e multifacetado de Pasolini à de Mário de Andrade, pela riqueza, pelo enorme leque de interesses", afirma Maria Betânia Amoroso.

"Mas essa comparação é só para pacificar os mais afoitos: é preciso aproveitar a oportunidade única que nos está sendo dada de ver todos os seus filmes. Isso é o mais importante."

PIER PAOLO PASOLINI. De: Maria Betânia Amoroso. Editora: Cosac & Naify e Mostra BR de Cinema. Quanto: R$ 15 (127 págs.).

ALEKSANDR SOKÚROV. Organização: Alvaro Machado. Editora: Cosac & Naify e Mostra BR de Cinema. Quanto: R$ 15 (127 págs.).



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página