Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2002 - 04h13

Telenovela é tema de debate na USP

BRUNO YUTAKA SAITO
da Folha de S.Paulo

Para quem chega em casa à noite e se refugia nas tramas mirabolantes das telenovelas, termos como "indigenização" e "hibridizações" podem assustar.

Mas a questão da interculturalidade desperta a atenção dos estudiosos que estarão no seminário "A Internacionalização da Telenovela no Cenário Globalizado", que acontece hoje e amanhã na ECA (Escola de Comunicações e Artes da USP).

Organizado pela professora da ECA Maria Immacolata Vassallo de Lopes, o seminário terá a participação de pesquisadores de países como México, Itália, Espanha, Argentina, Portugal, Dinamarca, EUA, que irão falar sobre a produção mundial de telenovelas. Profissionais da Globo, como Yves Dumont e Walther Negrão, e o crítico e professor Ismail Xavier também estarão presentes.

Segundo Lopes, a novela brasileira passa por um momento de mudanças, com a adoção de cenários internacionais e um fluxo ainda maior no mercado estrangeiro. "Nossa novela tem marca, é cada vez mais realista, aborda questões relevantes e traz mudanças nos papéis sociais", diz.


A INTERNACIONALIZAÇÃO DA TELENOVELA NO CENÁRIO GLOBALIZADO
Quando: hoje e amanhã, das 9h às 18h
Onde: ECA (av. Prof. Dr. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Butantã, SP, tel. 0/xx/11/3091-4373)
Inscrição: de R$ 40 a R$ 80
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página