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05/08/2000 - 20h02

Curtas-metragens invadem a Internet, mas diretores ainda preferem os festivais

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da Reuters, em Los Angeles

Os curtas-metragens explodiram na Internet, mas muitos de seus criadores ainda apelam para festivais e para a televisão em busca de uma audiência maior.

O interesse por curtas-metragens na Internet aumentou a popularidade deles na televisão e contribuiu para um crescimento do número de festivais especializados.

"A Internet é uma oportunidade valiosa para os diretores de curta-metragem", disse Kimberley Browning, diretora e fundadora da Hollywood Shorts, um festival de curtas-metragens, em Los Angeles.

"Os diretores de curta-metragem tinham de gastar um monte de dinheiro em cópias de seus filmes para enviá-los para canais de TV. Agora, precisam apenas colocá-lo na rede de computadores", afirmou.

Sites como o AtomFilms.com, MediaTrip.com, POP.com, CRAPtv.com e WireBreak.com compram curtas-metragens para serem exibidos online, aumentando o interesse pelo gênero e facilitando a capitação de fundos por parte dos diretores.

Muitos são animações ou paródias irreverentes, que atraem a comunidade virtual, composta em grande parte de jovens.

O AtomFilms.com, por exemplo, deixa que seus usuários obtenham os filmes e façam avaliações sobre eles em seu site, que conta com 3 milhões de visitas por mês e cerca de 1 milhão de usuários registrados.

A empresa também vende os direitos de exibição desses filmes para canais de TV e exibidores eletrônicos.

Apesar do sucesso, alguns diretores de curtas-metragens que já exibem seus trabalhos online ainda mostram reservas em relação à Internet.

O diretor Graham Streeter, que tem seu próprio site, http://www.donutworld.com, afirmou que a Internet oferece oportunidades de divulgação, mas os festivais continuam sendo o melhor meio de se chegar ao público.

"Sabemos o que a TV e os festivais irão fazer, mas não temos certeza sobre como será a exposição na Internet", afirmou.

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