Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 20h02

"Edifício Master" estréia na Mostra BR e Coutinho fala em debate

da Folha Online

O documentário "Edifício Master", do cineasta Eduardo Coutinho, estréia nesta segunda-feira, dia 28, na 26ª Mostra BR de Cinema, em São Paulo. O filme, um retrato profundo das emoções e sentimentos dos moradores de um dos prédios mais populosos do Rio de Janeiro, também servirá como tema de um debate.

As imagens para o filme de Coutinho, que ganhou o prêmio de melhor documentário em Gramado, foram captadas em sete dias.

O edifício, que fica a uma esquina da praia de Copacabana (zona sul do Rio), tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. No total, são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas.

"Edifício Master" traz o depoimento de 37 moradores. Neles, Coutinho se revela como um dos maiores documentaristas brasileiros, e demonstra o poder de retirar das tímidas pessoas que se vêem diante de uma câmera histórias saborosas, gostosas de ouvir, divertidas ou tristes.

Assim ele mostra os alegres, os iludidos, os desiludidos, os esperançosos, os sinceros, os desamparados, os vencedores, os austeros, os doces, os tristes, os desempregados, os honrados, os esquecidos, os talentosos, os estrangeiros, os ressentidos e os enamorados do prédio.

Coutinho participará de um debate com o também documentarista João Moreira Salles após a exibição do filme, que está programado para as 20h no Espaço Unibanco.

O debate, "Eduardo Coutinho - Opção Documentário", vai falar da carreira do cineasta e de sua paixão pelo gênero.

Outros destaques

A Mostra traz outros destaques na segunda, alguns já exibidos no início da Mostra, outros ainda não.

Às 13h, no Unibanco Arteplex do Shopping Frei Caneca, será novamente exibido o polêmico filme "Irreversível", de Gaspar Noé, cuja cena de estupro é considerada a mais longa do cinema mundial.

E se polêmica é palavra de ordem, programe-se também para ver "Ken Park", o mais novo de Larry Clark, o mesmo de "Kids" e "Transpotting", que vai passar às 22h20 no Cineclube DirecTV 2.

A segunda também é dia para filmes iranianos. Entra na lista o novo de Bahman Ghobadi, velho conhecido da Mostra, com "Exílio no Iraque".

Confira os destaques da Mostra BR de Cinema nesta segunda-feira:

  • "Irreversível" (Gaspar Noé)
  • "Exílio no Iraque" (Bahman Ghobadi)
  • "Marie-Jo e seus Dois Amores" (Robert Guédiguian)
  • "Nada Más", (Juan Carlos Cremata)
  • "Edifício Master" (Eduardo Coutinho)
  • "Banda de Ipanema" (Paulo César Saraceni)
  • "Ken Park" (Larry Clark e Ed Lachman)

    A 26ª Mostra BR de Cinema vai até o próximo dia 31. São mais de 300 filmes em 788 sessões.

    Leia mais sobre a 26ª Mostra BR de Cinema

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página