Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 02h48

"Perdidos no Espaço" volta modernizado

JOSÉ AGUIAR
Free-lance para a Folha de S.Paulo

"Nada tema, com Smith não há problema!", um dos bordões mais famosos dos anos 60, era cortesia do famigerado dr. Zachary Smith, personagem vivido por Jonathan Harris no seriado "Perdidos no Espaço" (1965-1968). Agora, a história vai voltar modernizada, pois já está em pré-produção "Lost in Space: The Journey Home", que deve estrear na TV americana em 2003.

No conceito inicial criado por Irwin Allen, também produtor de clássicos como "O Túnel do Tempo" e "Terra de Gigantes", "Perdidos no Espaço" era uma adaptação livre da história infantil "A Família Robinson Suíça", só que o cenário, em vez de uma ilha, era o espaço. Para comandar sua família Robinson, Allen contratou o galã Guy Willians, o versátil Zorro da famosa série dos anos 50 (exibida atualmente às 23h30 no canal pago Fox Kids).

Mas o patriarca John Robinson foi ofuscado pelo carisma do vilão Smith e pelo mais inusitado personagem, o robô, aquela "lata de sardinha", na definição do próprio Smith. A dupla, mais o caçula da família, o inteligente e bondoso Will (Billy Mumy) tornou-se o centro das tramas.

Como já mandava a audiência, as histórias foram se tornando mais leves e inverossímeis, até cômicas, com suas pedras de isopor e os monstros mal maquiados. Exatamente o oposto da rival "Jornada nas Estrelas", que estreara em 1966.

"Perdidos no Espaço" fez tanto sucesso no Brasil que Harris veio ao programa apresentado por Hebe Camargo na TV Record, no final dos anos 60. Lá, ele conheceu Borges de Barros, seu dublador, a quem cobriu de elogios.

Em 1998, a série virou um longa para o cinema. A trama era a mesma, mas sem comicidade: em 1997, com a Terra ameaçada pela superpopulação, uma família é lançada ao espaço para tentar a sobrevivência humana. Mas o resultado não agradou como os produtores esperavam, e o velho seriado de Allen ainda reina soberano no coração dos fãs.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página