Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2002 - 14h27

Primeiro programa de Xuxa mostra dificuldades na direção

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

A estréia do infantil "Xuxa no Mundo da Imaginação", que foi ao ar na manhã de hoje, deixou transparecer os problemas que a apresentadora Xuxa Meneghel teve com os vários diretores que passaram pelo programa.

A atração começou com uma apresentação de Xuxa falando sobre o "sonho" de realizar o programa. "Você é responsável pelo que você cativou... Hoje é um dia especial das páginas da minha vida", disse.

O que se viu no primeiro programa do mais novo infantil da Globo foi um mosaico de quadros que misturaram parlendas, clipes com músicas infantis atuais e outras de domínio popular, animação com bonecos, antigas brincadeiras infantis e mensagens que mostram a importância de se cultivar bons hábitos, entre outras coisas.

Ao contrário de "Xou da Xuxa", programa apresentado pela emissora na década de 90, a tentativa de fazer de "Xuxa no Mundo na Imaginação" um programa educativo é evidente, mas esbarra na ampla faixa etária do público: crianças até 10 anos.

A atitude da apresentadora, com seus biquinhos e "guti guti", também não contribuem em nada para tornar o programa mais educativo, ao contrário, subestima o público infantil.

Apesar da apresentadora, pode-se pinçar quadros interessantes no programa, como aquele em que ela conta histórias e a inserção de parlendas entre um quadro e outro. Um momento divertido foi a participação de um clipe com animação de bonecos para a música "Marcha Soldado", cantada por Gabriel o Pensador.

Contudo, os quadros precisam ser melhor distribuídos e dosados para que o programa como um todo possa ter coerência.

Volta

O programa, que teve cerca de 50 minutos de duração, marca a volta de Xuxa à programação infantil diária da emissora.

A atração, do núcleo de Roberto Talma, é dirigida por Mário Meirelles, tem um pequeno elenco fixo e está apostando na participação das crianças por meio da exibição de vídeos caseiros, cartas e fotos.

O cenário do programa lembra as histórias infantis, com castelo de princesa, caravela, flores coloridas, montanhas e nuvens.

Na estréia, o programa, que substitui o "TV Globinho", teve média de 19 pontos com pico de 21, mais do que o dobro do programa anterior, que tinha média de 9 pontos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página