Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2002 - 03h12

Artista plástico italiano expõe impressões sobre São Paulo

da Folha de S.Paulo

Romano, vivendo há seis anos em São Paulo, o artista plástico Vincenzo Scarpellini, 37, inaugura hoje "San Paolo - Cidade em Fuga", exposição que reúne 50 desenhos, 40 pinturas e um vídeo, alguns reflexos de suas impressões sobre a cidade.

"San Paolo" é para marcar um olhar de estrangeiro, mais atento. "Em Fuga" é porque SP foge de si mesma, é como alguém que não quer se deixar fotografar", explica o artista.

Os desenhos, alguns já publicados na Folha, se encarregam sobretudo de registrar o olhar imediato sobre a cidade, enquanto nas telas a arquitetura paulistana ganha uma representação mais reflexiva.A diversidade de suportes acaba por representar a própria heterogeneidade urbana. "A idéia da exposição é de que São Paulo não é uma cidade que pode ser retratada de uma forma só. Por isso há quadros a óleo, desenhos em papel e tem a digitalização", explica.

Os desenhos são escaneados, passam por tratamento no computador e são impressos em grandes telas. O vídeo, criado com Pedro Dantas, tem as imagens da cidade acompanhadas por músicas da banda Hurtmold e de Roger Carrer mesclados a barulhos cotidianos, para que estes percam a agressividade e a composição "represente uma cidade de sonho".


VINCENZO SCARPELLINI
Onde: Conjunto Cultural da Caixa (praça da Sé, 111, 3º andar, SP, tel. 0/xx/11/3107-0498)
Quando: vernissage hoje, às 19h30; de seg. a sex., das 10h às 18h
Quanto: entrada franca
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página