Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2000 - 12h01

Manual ensina a encarar partos e leões

Publicidade

SÉRGIO D`ÁVILA
da Folha de S.Paulo, em Nova York

Você sabe como escapar do ataque de um urso? E passar de uma motocicleta em movimento para um carro? E o que fazer se seu pára-quedas não abrir no salto?

Os autores norte-americanos Joshua Piven, 28, e David Borgenicht, 30, estão ganhando fama e dinheiro para responder a perguntas como essas.

É da dupla o best seller "The Worst-Case Scenario Survival Handbook" (o livro de bolso de sobrevivência à pior das hipóteses), publicado no começo deste ano, que já vendeu 1 milhão de cópias e rendeu versões em francês, espanhol, alemão e japonês.

Nele, os autores descrevem e ilustram entrevistas com dezenas de especialistas que ensinaram como se safar das piores situações possíveis. Leia trechos da entrevista de Joshua Piven à Folha.

Folha - Por que fazer um livro sobre como se livrar de desgraças?

Josh Piven - O livro nasceu de um artigo numa revista que ensinava como pousar um avião caso o piloto ficasse doente. Pensamos no livro inspirados pela cultura pop, pela TV e pelo cinema. Queríamos saber como uma pessoa comum sobreviveria em situações a que assistimos na série de TV do McGyver.


Folha - Alguma das situações se baseou em fato vivido por vocês?

Piven - Todas instruções são de especialistas, e nós não dizemos em momento algum que passamos por alguma das situações. No entanto, já usamos o método descrito no livro para fazer fogo e Dave utilizou o truque para abrir a boca de um jacaré. Quanto aos mais perigosos: não, nós ainda não os tentamos..

Folha - Por isso mesmo não dá para saber se funciona...

Piven - Como testar se você sobrevive a um ataque de um leão? Mas os experts consultados passaram pelas situações ou foram treinados a reagir da melhor maneira a elas.
Uma vez, eu estava na Jamaica de motocicleta e fui perseguido por dois caras armados, também de moto, que queriam me assaltar. Foi assustador. Eu me livrei e foi daí que tirei o capítulo "Como pular de uma motocicleta para um carro em movimento".

Folha - Por que o livro faz tanto sucesso nos EUA? É a síndrome de super-herói que existe dentro de cada norte-americano?

Piven - Tenho uns palpites:
1. a cultura americana é impregnada de ícones pops, e o livro cumpre a missão de nos colocar no papel de atores de cinema; 2. muitos americanos ficam sentados atrás de um computador o dia inteiro; o livro pode dar um prazer voyeurístico a eles; 3. no fundo, todos acreditamos que, se bem preparados, podemos vencer as forças da natureza; o livro dá esta sensação de preparo diante do inusitado; 4. a maioria das pessoas é mesmo paranóica...

Livro: The Worst-Case Scenario Survival Handbook
Autores: Joshua Piven e David Borgenicht
Editora: Chronicle Books
Quanto: US$ 14,95 (176 págs.)
Onde comprar: www.amazon.com, www.bn.com e www.livcultura.com.br

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online - uol.folha.ilustrada.livros



 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página