Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2002 - 03h29

Melhores da Noite Ilustrada reúne Noite Ilustrada e DJ Mau Mau

BRUNA MONTEIRO DE BARROS
da Folha de S.Paulo

A premiação Melhores da Noite Ilustrada faz hoje sua décima cerimônia com um encontro inusitado no Teatro Municipal. O cantor Noite Ilustrada _cujo nome inspirou a jornalista Erika Palomino a batizar sua coluna na Folha_ entoa sambas como "Volta por Cima" acompanhado das bases eletrônicas do DJ Mau Mau.

Aos 74 anos, Noite Ilustrada _ou Mário de Souza Marques Filho_ se lembra bem que recebeu o apelido em 1954 do humorista Zé Trindade, que esqueceu seu nome e o chamou pelo título da revista que carregava sempre embaixo do braço. "'Noite Ilustrada' era uma revista que vinha com o jornal 'A Noite' no Rio", conta.

Mas o que o sambista não sabe é como será seu encontro com um dos melhores DJs de tecno do Brasil. "Não sei ainda o que vai dar essa invertida da minha música para o eletrônico", afirma.

O encontro deve render bons frutos, pelas batidas em comum que samba e tecno compartilham e, principalmente, pela vivência de Mau Mau em experimentar o eletrônico com ritmos brasileiros. Integrante do M4J, um dos primeiros grupos de eletrônica do país, Mau foi vanguarda ao misturar as batidas e loops aos repiques da música regional nordestina, assim como não se deu mal ao subir no trio elétrico de Daniela Mercury no Carnaval da Bahia.

Não deve ser diferente acompanhando o repertório de clássicos de Noite Ilustrada _"O Neguinho e a Senhorita", "Dedo de Luva"_, além de músicas inéditas que esse mineiro do clã da Portela lançou em seu mais recente disco, "Perfil de um Sambista (Trama, 2001), como "Beco sem Saída" e "Meus 20 Anos". O sambista ainda enche a boca para contar com orgulho que há 15 dias se apresentou na África _"lá eles pedem minhas músicas pelo nome".

Outra atração da festa seria a dupla Crossover, do selo alemão International Gigolos, que acabou cancelando a vinda alegando que uma parte do duo está doente.

Completando dez anos, o prêmio Melhores da Noite Ilustrada foi crescendo com a cena de cultura eletrônica do país. Se em 1992, Erika Palomino premiou nove categorias, este ano entrega o troféu para 30, sendo que 28 escolhidas pelo público via internet _10.490 e-mails foram ativados para votação, totalizando 154.835 votos. Duas categorias são prêmios especiais concedidos pela colunista. O troféu Respect, pelo conjunto da obra, que vai para Johnny Luxo, e o Prêmio Noite Ilustrada, a iniciativas que valorizam a cena.

No Teatro Municipal, a cerimônia (fechada para convidados) vai apresentar diversas surpresas. Uma delas é a abertura da drag Marcelona, que descerá as escadarias com um número inédito.

Um grupo de b-boys, o Sampa Masters B-boys, vai dançar ao som de drum'n'bass. E Alexandre Herchcovitch apresenta um desfile no qual refaz as roupas de Marcia Pantera _drag que vestiu suas criações com exclusividade no começo da carreira do estilista_, exatamente como elas eram.

A premiação conta ainda com videoclipes produzidos pela videomaker Ruth Slinger.

Festa de Premiação dos Melhores da Noite Ilustrada 10 Anos
Onde: Teatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, centro, SP, tel: 0/xx/11/222/8698)
Quando: hoje, às 22h
Patrocinadores: Ellus, Jose Cuervo, Magnum, da Kibon, Crave - Calvin Klein
Apoio: Folha, Red Bull, Jack Daniel's, Cake's, Alizé, Finlandia Vodka, Swarovski, Buffet Petit Comitê, Escarlate Flores, Help Bar, Trama, clube Level, rádio Energia 97, Spectrus (telões)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página