Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/11/2002 - 18h14

Festival de Amsterdã exibe cinema documental brasileiro

da Folha Online

O Festival Internacional de Amsterdã exibe em sua 14ª edição alguns dos clássicos brasileiros do cinema documental. O festival, que começa amanhã e vai até o dia 1º de dezembro, vai exibir, fora de competição, os filmes "Cabra Marcado para Morrer" (1984), de Eduardo Coutinho, "Notícias de Uma Guerra Particular" (1999), de Kátia Lund e João Moreira Salles, e "Socorro Nobre" (1995), de Walter Salles.

Os títulos fazem parte da mostra paralela "Top Ten", na qual anualmente o festival convida um documentarista em evidência para ser o curador e eleger seus dez filmes preferidos.

Este ano, Walter Salles e João Moreira Salles são os curadores convidados. Já foram curadores Agnès Varda (1991), Robert Kramer (1992), Johan van der Keuken (1994) e Werner Herzog (1999).

Dois outros documentários brasileiros participam das mostras paralelas: "A Via Crucis da Rocinha", de Alexandre Montoro, que está na seção "Em que Você Acredita?", e "Rio, Um Dia em agosto", de Maria Augusta Ramos.

Na mostra não competitiva "Reflecting Images" será exibido "Rota ABC", de Francisco Cesar Filho (1991).

O Brasil está representado também por Amir Labaki, diretor do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, que integra o júri do Prêmio Anistia Internacional-Doen, destinado a trabalhos que se destaquem no campo dos direitos humanos.

Maiores informações sobre o Festival de Amsterdã podem ser obtidas no website www.idfa.nl
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página