Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2002 - 05h13

Outro canal: Globo prevê crescimento de 10% em 2003

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

Os cenários projetados pela Globo para 2003 são de estagnação, sem crescimento real de receitas _pelo menos para a maior rede de TV do país. Superintendente comercial e diretor-geral interino da emissora, Octávio Florisbal prevê para o ano que vem um "crescimento nominal de 10%, em linha com a inflação".

Ou seja, na avaliação da Globo, a atual crise do mercado de mídia continua. Isso significa que a emissora manterá em 2003 a política conservadora, iniciada no ano passado, com gastos de produção e administração.

Segundo Florisbal, o faturamento da Globo em 2002 será 9% maior do que em 2001, sem descontar a inflação do período. Na prática, segundo analistas, o crescimento real da emissora e do meio televisão como um todo será zero ou até negativo.

Nas projeções da Globo, o mercado de mídia (TV, jornais, revistas, rádio etc.) terá um crescimento nominal (sem considerar a inflação) de 6% neste ano. O meio televisão deverá ter um desempenho um pouco melhor, também de 9%, e deve aumentar sua participação no bolo das verbas publicitárias, de 56,6% em 2001 para cerca de 60%.

A Globo registrou em 2001 um faturamento de US 1,055 bilhão, 12,8% a menos do que em 2000. Neste ano, a emissora abandonou comparações em dólar. No primeiro semestre, declarou receita líquida de R 1,3 bilhão.

OUTRO CANAL

Psicologia
Nas reuniões que vem mantendo em sua casa para discutir orçamentos do ano que vem, Marluce Dias da Silva (diretora-geral da Globo, afastada para tratamento médico) tem orientado os executivos da emissora a transmitir a seus subordinados uma perspectiva de muito otimismo para 2003.

Gaveta
A Globo anunciou na sexta que a terceira edição de "Fama" não vai mais estrear em janeiro (ficou para abril). Justifica que seria "uma operação de grande complexidade" exibir três programas ("Fama", "Big Brother 3" e "Domingão do Faustão") ao vivo, aos domingos e no primeiro trimestre. O "Domingão" de janeiro já está quase todo gravado, mas volta ao vivo em fevereiro.

Civilização 1
O SBT está fazendo uma campanha de marketing no mercado publicitário para tentar melhorar a imagem do "Programa do Ratinho". O principal argumento é que a atração tem cerca de 3 milhões de telespectadores das classes A e B.

Civilização 2
O primeiro resultado aparece nesta semana: Carlos Massa, o Ratinho, fará merchandising de um cartão de crédito.

Fachada
Baluarte da "TV para a família", a Record pediu à produtora Casablanca que aumente as cenas de violência em "Turma do Gueto", para tentar inverter a queda de audiência.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página