Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/12/2002 - 03h47

Outro Canal: Globo se une à Televisa pela Copa de 2006

DANIEL CASTRO
colunista da Folha

A TV Globo está se unindo à rede mexicana Televisa, parceira do SBT na produção de telenovelas, para se fortalecer na renegociação dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2006.

Em 1998, a Globo assinou contrato para ter exclusividade no Brasil das Copas de 2002 e 2006. O contrato foi reafirmado em outubro de 2001. Na semana passada, a Globo comunicou à Fifa e à Kirch (que negocia os direitos para a Fifa) a intenção de rever o contrato da Copa de 2006, pela qual se comprometeu a pagar US$ 220 milhões, valor que agora considera inviável diante da alta do dólar.

No dia 16, a Globo e a Televisa se reuniram em Madri e decidiram liderar um movimento pelo fortalecimento da OTI (Organização de Televisão Iberoamericana). No encontro, ficou acertado que os direitos de Copas na América Latina passam agora a ser comprados somente pela OTI, como ocorria até 1998. Essa decisão foi comunicada à Fifa e à Kirch por Guilhemo Cañedo, presidente da OTI, e Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes. Novas reuniões para discutir o assunto já estão agendadas para janeiro.

A decisão significa que a Globo vai renunciar ao atual contrato e que está abrindo mão da exclusividade pela Copa-06. Isso porque a OTI congrega todas as redes de TV do Brasil, e, como aconteceu na Copa de 98, deverá repassar a todas elas os direitos dos Mundiais que vier a comprar.

OUTRO CANAL

Pedra dura

O SBT ainda não desistiu de contratar Lilian Wite Fibe para comandar um telejornal no horário nobre, negociação que já dura quase oito meses. O projeto de telejornal, segundo o departamento comercial da emissora, só deve vingar com a jornalista. Porque ela "é fácil de vender" para o anunciante, apesar de difícil de contratar, por causa de suas exigências.

Papel
O Ministério das Comunicações aprovou na semana passada a venda de 90% das cotas das afiliadas da Globo de Bauru e São José do Rio Preto para o empresário J. Hawilla, dono da agência de marketing esportivo Traffic. As cotas pertenciam à família Marinho.

Acelera 1
Em plena semana de Natal, quando as produções das TVs praticamente param, a Globo gravou, na segunda-feira, cenas externas de "Mulheres Apaixonadas", próxima novela das oito da emissora.

Acelera 2
As gravações ocorreram na rampa de salto de asa-delta de Pedra Bonita, no Rio, com os atores Carolina Dieckman e Erik Marmo. "Mulheres Apaixonadas" está prevista para estrear em 17 de fevereiro, mas o autor, Manoel Carlos, ainda tenta adiar a data. Até porque a novela só começa a ser gravada em estúdio em janeiro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página