Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2000 - 03h56

GNT traz a militância de Vanessa Redgrave

Publicidade

da Folha de S.Paulo

"O pico absoluto da perfeição física e mental." Foram essas as palavras usadas pelo crítico norte-americano Roger Ebert para se referir à atriz inglesa Vanessa Redgrave. A engajada atriz é tema do "Grandes Nomes", que o canal GNT exibe hoje, às 23h. A atração acompanha a vida e a obra de Vanessa, por meio de cenas de seus filmes e de depoimentos.

Narrado por Meryl Streep, o programa traz depoimentos do irmão de Vanessa, Corin, e de sua mãe, Rachel, também atriz. Falam ainda os atores Harvey Keitel e Franco Nero, com quem a atriz teve um filho, Carlo, nascido em 69.

Além de um dos mais significativos talentos dramáticos britânicos, Vanessa se destacou por sua militância política, que lhe fechou portas, inclusive a do Oscar.

Em 77, ao ser agraciada com o prêmio da Academia de Hollywood de melhor atriz coadjuvante pelo filme "Julia", de Fred Zinneman, a atriz aproveitou para discursar em favor dos palestinos de Israel. Rumores dão conta de que, desde então, a Academia resolveu colocá-la na "geladeira".

Coincidência ou não, Vanessa Redgrave nunca mais recebeu o prêmio, mesmo tendo sido indicada em outras duas ocasiões.

Nascida em 1937, em Londres, Vanessa é a mais célebre representante de uma linhagem de atores, formada por seu pai, sir Michael Redgrave, sua mãe, Rachel Kempson, e seus irmãos, Corin e Lynn. A atriz estreou no teatro com 20 anos. No ano seguinte, debutava no cinema com o filme "Behind the Mask", em que contracenou com seu pai.

Também nessa época, começa o seu envolvimento com política e ações sociais. Nos conturbados anos 60, além de atuar como militante, obteve alguns de seus melhores papéis, em filmes como "Blow Up", de Michelangelo Antonioni, e "Deliciosas Loucuras de Amor", de Karel Reisz.

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página