Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2003 - 18h34

TV paga exibe "Guerra de Canudos", de Sérgio Rezende

da Folha Online

Em janeiro estréia no Canal Brasil o longa-metragem que recria a fundação e destruição do Arraial de Canudos, no sertão da Bahia, há mais de 100 anos. Dia 25, às 22h30, o canal da TV paga exibe "Guerra de Canudos" (1996), de Sérgio Rezende.

No filme, os acontecimentos verídicos são narrados através da história de uma família sertaneja. Os pais (Paulo Betti e Marieta Severo) entusiasmam-se com as palavras de Antônio Conselheiro (José Wilker) e resolvem acompanhá-lo. A filha mais velha, Luiza (Cláudia Abreu) se rebela e foge de casa. Anos depois, em plena guerra, casada com um soldado, mas atraída por um jovem oficial, Luiza vai tentar salvar sua família, quando o Exército decide acabar de vez com a cidade construída pelos seguidores de Conselheiro.

A Guerra de Canudos durou quase um ano - de novembro de 1896 a outubro de 1897. Estima-se que mais de 25 mil seguidores de Conselheiro e 12 mil soldados tenham morrido durante a guerra.

O filme levou mais de quatro anos para ser concluído e teve como principal locação Junco do Salitre, na região de Juazeiro do Norte (BA). Mais de 5.000 figurantes participaram da produção.

O filme tem José Wilker, Cláudia Abreu, Paulo Betti, Marieta Severo, Tuca Andrada, Roberto Bomtempo, Dandara Ohana Guerra, Selton Mello, Tonico Pereira e José de Abreu no elenco.

O filme será reapresentado na segunda, dia 27, às 21h.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página