Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/01/2003 - 17h13

TV paga comemora 449 anos de SP com mostra de filmes de Giorgetti

da Folha Online

Para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo, o Canal Brasil, da TV paga, prestará uma homenagem ao cineasta Ugo Giorgetti. A programação apresenta os longas-metragens e uma biografia do cineasta, que tem como marca principal de suas obras a cidade de São Paulo, que completa 449 anos no próximo dia 25. A mostra começa na próxima segunda-feira, dia 20, às 20h.

Há mais de 20 anos dirigindo filmes publicitários, Giorgetti conta, no programa "Retratos Brasileiros", como a experiência adquirida com a propaganda contribuiu para sua inserção no cinema. O diretor revela também os motivos que o levaram a ter São Paulo como pano de fundo de toda a sua obra, desde os primeiros curtas, como "Prédio Martinelli" (1975), até os trabalhos mais recentes, como o documentário "Uma Outra Cidade", uma produção em vídeo que mapeia São Paulo por meio de seus poetas: Claudio Willer, Rodrigo de Haro, Jorge Mautner, Antonio Fernando de Franceschi e Roberto Piva.

Seu mais recente filme, "O Príncipe" (2002), também tem São Paulo como pano de fundo. Sexto longa da carreira do cineasta, o filme foi integralmente rodado na cidade, principalmente durante a noite. Entre algumas imagens externas, há o registro do centro da capital (praça da República e praça São Bento), avenida Sumaré e avenida Engenheiro Luis Carlos Berrini, além dos bairros Jardim América, Vila Madalena e Bom Retiro.

O especial conta com depoimentos de profissionais e amigos que têm acompanhado a trajetória de Ugo Giorgetti no cinema, como os atores Otávio Augusto e Maria Padilha, o publicitário e amigo Ercílio Tranjan e o músico Jorge Mautner.

Fazem parte da mostra os longas Boleiros - Era uma Vez o Futebol" (1998), Sábado" (1996), Festa" (1989), Jogo Duro" (1985) e Quebrando a Cara" (1977-86). Os filmes serão exibidos de segunda, dia 20, a sexta, dia 24, sempre às 21h.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página