Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2007 - 16h53

Manu Chao volta ao estúdio e põe novo single na web

Publicidade

da Folha Online

O franco-espanhol Manu Chao decidiu dar continuidade à sua carreira lançando um disco de estúdio --algo que não fazia desde o álbum em francês "Siberie m'Etait Contéee" (2004), que vinha acompanhado de um livro.

Às vésperas de completar 46 anos (em 21 de junho), ele leva às rádios a música "Rainin in Paradise", que precede a chegada de seu novo disco, ainda sem título. A música pode ser baixada gratuitamente no site do artista (www.manuchao.net).

O álbum tem lançamento previsto para agosto e será o resultado da parceria de Manu com Mario Caldato (Jack Johnson, Beastie Boys) e Andrew Scheps (Red Hot Chili Peppers, Mars Volta).

David Mercado/Reuters
Franco-espanhol Manu Chao disponibilizou novo single gratuitamente em seu site
Franco-espanhol Manu Chao disponibilizou novo single gratuitamente em seu site

A idéia original do disco é formar uma trilogia com "Clandestino" (1998) e "Proxima Estación: Esperanza" (2001). Do primeiro, saíram os maiores sucessos do ex-líder do Mano Negra: "Clandestino", "Desaparecido", "Je Ne t'Aime Plus", "Minha Galera" e "Mentira", entre outros.

Nesse intervalo, o artista fez de tudo. Símbolo do movimento antiglobalização, assinou manifesto em prol da soberania de Cuba (um recado a Washington assinado por 10 mil personalidades), criticou "la migra" (a polícia da imigração) e o muro que separa México e Estados Unidos em turnê norte-americana com sua banda Radio Bemba Sound System, apresentou-se na América do Sul cobrando material escolar como ingresso.

"Me Llaman Calle", música que compôs para o filme "Princesas" (2005), do espanhol Fernando León de Aranoa, ganhou o prêmios Goya (o "Oscar" espanhol).

Também participou dos discos "Nenhum Motivo Explica a Guerra" (2006), do AfroReggae, e de "Hoje" (2005), do Paralamas do Sucesso. Tocou no Fórum Social Mundial em Porto Alegre dois anos atrás.

As raízes com o Brasil, claro, são mais profundas. Ele morou no Rio e tem um filho brasileiro, que mora em Fortaleza (CE).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página