Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2007 - 09h04

Descoberta caixa-forte com pinturas de Monet e Renoir na Suíça

Publicidade

da France Presse, em Zurique

Uma caixa-forte repleta de pinturas de grandes mestres foi descoberta em um banco de Zurique depois que a justiça suíça ordenou sua abertura, de acordo com um jornal alemão.

As obras foram confiscadas na França pelos nazistas e estavam destinadas à coleção do diretor de propaganda nazista, Hermann Goering.

A caixa-forte, do tamanho de um grande armário, continha 14 quadros de Durero, Monet, Renoir, Susley, Kokoschka e van Kessel. Cada obra vale milhões de dólares, segundo o jornal.

O juiz que determinou a abertura da caixa-forte agiu a pedido da promotoria da cidade alemã de Munique, após a morte em março de um famoso historiador da Arte, Bruno Lohse, que trabalhou para Goering durante a Segunda Guerra Mundial.

Lohse, que morreu aos 95 anos, trabalhou em um escritório responsável pelo confisco de obras de arte pertencentes a judeus nos territórios ocupados pela Alemanha.

O crítico e historiador criou uma fundação em Liechstenstein, "Schoenart Anstalt" (Belas Artes), para colocar em um local seguro sua fortuna.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página