Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2003 - 16h48

Saiba mais sobre o ator José Lewgoy

da Folha Online

Considerado um dos maiores atores brasileiros, famoso por seus papéis de vilão no cinema, José Lewgoy participou de cerca de cem filmes, 23 novelas e algumas peças de teatro.

Ele nasceu em 16 de novembro de 1920, em Veranópolis (RS), filho de pai russo e mãe norte-americana.

Estreou como ator no Teatro do Estudante do Rio Grande do Sul e cursou artes cênicas na Universidade de Yale no final dos anos 40, com uma bolsa de estudos que ganhou por indicação do escritor Érico Veríssimo.

No Brasil, fez várias comédias com Oscarito e Grande Otelo, como "Carnaval no Fogo" e "Aviso aos Navegantes". Atuou também em "Fitzcarraldo", do alemão Werner Herzog, filmado na Amazônia, e em "Terra em Transe", de Glauber Rocha. Participou também de "O Quatrilho", filme que concorreu ao Oscar.

O ator viveu na França de 1954 a 1964, onde fez quatro filmes, como "S.O.S. Noronha", que tinha no elenco o famoso ator francês Jean Marais.

No teatro, atuou, entre outras, em "O Peru", de Feydeau, e "O Jardim das Cerejeiras", de Tchecov. Na TV, fez, entre outras, as novelas "Feijão Maravilha", "Anjo Mau", "Louco Amor" e "Força de um Desejo", e as minisséries "O Tempo e o Vento" e "Os Maias".

Ele ganhou o Kikito de Ouro de melhor ator, no Festival de Gramado, por "O Ibraim do Subúrbio" (1976), e o prêmio de ator coadjuvante, no Festival de Brasília, por "Antônio José da Silva, o Judeu" (1994).

Leia mais
  • Ator José Lewgoy morre aos 82, no Rio de Janeiro

    Especial
  • Veja galeria de fotos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página