Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2007 - 10h41

Otília quebra galho e arruma vida dos patrões em "Paraíso Tropical"

Publicidade

JÉSSIKA TORREZAN
do Agora

Otília (Yaçanã Martins) é a empregada que todo mundo pediu a Deus. Atenciosa, gentil, competente, cozinheira de mão cheia e, ainda por cima, amiga dos patrões a ponto de ajudá-los a resolver muitos problemas pessoais e até amorosos.

Divulgação
Atriz Yaçanã Martins interpreta Otília na novela "Paraíso Tropical", exibida pela Globo
Atriz Yaçanã Martins interpreta Otília na novela "Paraíso Tropical", exibida pela Globo

Foi o que ela fez, por exemplo, quando descobriu que Umberto (Sérgio Marone) era um trambiqueiro. Com a informação, os patrões Tiago (Sérgio Abreu) e Rodrigo (Carlos Casagrande) expulsaram o golpista de lá. Ou quando ela alertou Cássio (Marcello Antony) sobre o caráter de Taís (Alessandra Negrini), quando a golpista morou com ele. Até Lúcia (Glória Pires) ela ajudou, quando a moça decidiu fazer um jantar para o pai de seu filho. Vidal (Otávio Müller) é outro que, vira e mexe, recebe conselhos sentimentais da diarista.

"A Otília faz tanta faxina porque é a personagem de ligação entre vários núcleos da novela. Ela circula em vários lugares por causa disso", conta a atriz Yaçanã Martins, que lembra que, quando recebeu o convite de Gilberto Braga --um dos autores de "Paraíso Tropical" ao lado de Ricardo Linhares--, soube que sua personagem seria muito mais cômica do que dramática.

Yaçanã lembra que, no início, a personagem iria se chamar Otacília. "Quando cheguei na reunião de elenco e disseram que eu era Otília, fiquei pensando com meus botões: "será que as faxineiras vão ser gêmeas também''?, brinca a atriz. Resolvido o mal-entendido, descobriu que sua personagem teria de dar duro sozinha nas quatro casas em que por enquanto trabalha.

E como Otília consegue? "Ela faz faxina de 15 em 15 dias só. Por isso dá tempo", esclarece a atriz. Yaçanã conta que teve um grande cuidado para compor a personagem. "A Otília é articulada, vaidosa, bem-resolvida. Não é aquele estereótipo de empregada de novela, que só serve cafezinho. Muito pelo contrário, ela interage como as diaristas da vida real mesmo", afirma. E parece ter dado resultados, já que a atriz não pára de ouvir elogios à sua personagem. "Muita gente brinca e fala que precisa de uma faxineira assim."

E a empregada mais camarada de "Paraíso" vai continuar ajudando os patrões. A próxima missão vai ser se juntar a Virgínia para atazanar Iracema (Daisy Lucidi). "Elas já estão tramando o que vão fazer", diz.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página