Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2003 - 09h01

Berlim anuncia hoje vencedores; chinês "Hero" está entre favoritos

da France Presse, em Berlim

Com a exibição do filme australiano "Alexandra's Project", de Rolf de Heer, terminou nesta sexta-feira a sessão oficial do Festival Internacional de Cinema de Berlim, cujo júri divulgará sábado a relação dos prêmios.

Três filmes americanos são considerados favoritos pelo público e pela crítica para obter o Urso de Ouro: "The Hours", de Stephen Daldry, sobre a vida da escritora britânica Virginia Woolf, com Nicole Kidman, Meryl Streep e Julianne Moore; "Adaptation", de Spike Jonze, uma história tragicômica sobre dois cineastas e irmãos gêmeos, com Nicolas Cage no duplo papel; e "25th Hour", de Spike Lee, sobre o último dia que passa em liberdade um condenado por distribuir drogas, com Edward Norton como protagonista.

O júri presidido pelo cineasta canadense de origem armênia Atom Egoyan pode premiar também "In this World", do britânico Michael Winterbottom, sobre a odisséia dos refugiados afegãos na Europa, por seu antibelicismo e a favor dos direitos humanos, sob a influência da atual tensão mundial por causa de uma eventual guerra no Iraque.

Também a superprodução chinesa "Hero", de Zhang Yimu, uma epopéia sobre a unificação da China na época da dinastia Qin (220 AC), é uma das favoritas.

Das três produções francesas exibidas, apenas "Petites Coupures", de Pascal Bonitzer, com Daniel Auteil e Kristin Scott, parece ter possibilidades.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página