Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2007 - 20h31

Vale do Anhangabaú, em SP, é palco de espetáculos franceses

Publicidade

da Folha Online

Dois espetáculos franceses vão usar o vale do Anhangabaú, em São Paulo, como palco na próxima semana. O Sesc Carmo organizou as apresentações de "Les Tambours", nos dias 4 e 5 de julho, às 12h, e "Mobile Homme", às 13h, no dia 6 de julho.

Divulgação
Trecho de uma apresentação de "Mobile Homme"; móbiles humanos encenam história
Trecho de uma apresentação de "Mobile Homme"; móbiles humanos encenam história

As encenações foram criadas pela cia. Transe Express. Os figurinos para os dois espetáculos são os mesmos. Com uniformes de soldadinhos de chumbo, os personagens tocam tambores sincopados e assopram seus apitos.

"Les Tambours" é um cortejo musical, que percorrerá a rua do Carmo, a Praça da Sé, o Viaduto do Chá e a Praça Ramos de Azevedo. Criado em 1987, busca aliar a provocação com a tradição.

Ao combinar as sonoridades de raiz do famoso "Tambor Francês", que associa dança, canto e tambor, às músicas de percussão, a trupe brinca com o público em sua passagem cadenciada.

Divugação
Soldadinhos de chumbo na peça "Les Tambours", que também será encenada em SP
Soldadinhos de chumbo na peça "Les Tambours", que também será encenada em SP

"Mobile Homme" é encenado a uma altura de 40 metros. São oito artistas, sete músicos comediantes e um trapezista, que estarão em um móbile humano, sustentado por um guindaste que suporta 45 toneladas.

Na performance, intitulada "Arte Celeste"', o destaque vai para uma frágil trapezista, que realiza coreografias bem no meio desse grupo aéreo, e um soldadinho, meio perdido, que toca triângulo.

Com duração de 45 minutos, "Mobile Homme" funde o teatro e a música para transformar o céu em um palco.

Há 25 anos, a cia francesa Transe Express corre o mundo apresentado suas montagens. Elas acontecem, na maioria das vezes, em espaços abertos, pois seu objetivo é aproximar o maior número de pessoas da ousada arte urbana.

Sob direção artística de Brigitte Burdin e Gilles Rhode, a cia. especializou-se no teatro de rua de grandes formatos. "Mobile Homme" foi encenado pela primeira vez em 1992, na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Albertville (EUA). Desde então, o grupo já se apresentou em dezenas de países.

A companhia tem sua sede em Crest, no sudeste da França. Cerca de 60 artistas, entre atores, trapezistas, bailarinos, percursionistas e cantores integram a Trans Express.

"Les Tambours" e "Mobile Homme"
Quando: 4 e 5 de julho, às 12h, 6 de julho, às 13h
Onde: Vale do Anhangabaú (informações no tel. 0/xx/11/3111-7000)
Quanto: grátis

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página