Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2000 - 04h09

Pinacoteca derruba suas grades e se abre para a Luz

Publicidade

CELSO FIORAVANTE, da Folha de S.Paulo

A Pinacoteca do Estado abre de uma só vez, hoje às 19h30, em São Paulo, cinco exposições. A mais importante delas é "Escultura Brasileira na Luz", que marca a inauguração do jardim de esculturas do museu.

A iniciativa fez com que a instituição, estadual, derrubasse suas grades e se prolongasse pelos domínios do parque da Luz, área municipal agora tombada -junto com a Pinacoteca e outros sete locais da região- pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A mostra exibe cem esculturas de 34 artistas brasileiros ou imigrantes deste século e do final do século passado.

Estão presentes artistas modernos, como Victor Brecheret e Maria Martins; concretistas, como Franz Weissmann e Sérvulo Esmeraldo; e contemporâneos, entre eles Tunga, Nuno Ramos e Arthur Lescher.

Outra mostra de destaque é "Um Certo Ponto de Vista - Pietro Maria Bardi 100 Anos", homenagem ao ex-diretor do Masp, morto em 1º de outubro do ano passado, aos 99 anos.

Essas duas mostras mais as exposições "Os Anjos Estão de Volta", "O Esplendor do Vidro - Cristais Fratelli Vita" e "Zool" compõem uma nova etapa no processo de sedimentação da Pinacoteca do Estado como o maior e o mais eclético espaço cultural da cidade de São Paulo.

"Um Certo Ponto de Vista"

Emanoel Araujo fez a curadoria das duas principais exposições da Pinacoteca -do jardim de esculturas, com Agnaldo Farias, e de Pietro Maria Bardi.

Ele se considera um discípulo de Bardi e pretende retomar com a mostra "Um Certo Ponto de Vista" as discussões levantadas pelo ex-diretor do Masp sobre aspectos múltiplos da cultura brasileira, como arte popular, design pré-industrial, arquitetura, prataria e arte moderna, entre outros.

A mostra será composta por um amplo painel fotobiográfico de Pietro Maria Bardi, obras de seu acervo pessoal (restauradas no ateliê da Pinacoteca para a mostra), livros, objetos e móveis de uso pessoal. A coleção provém do acervo próprio de Bardi, da Pinacoteca e de colecionadores particulares.

Há oito anos à frente da Pinacoteca, o baiano Araujo iniciou em São Paulo -com a exposição de esculturas de Rodin, em 95- a onda de megaexposições; promoveu a restauração e readaptação da sede da instituição às necessidades da museologia atual, com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha; e está abrindo um bem aparelhado ateliê de restauro do museu, que já trabalhou bastante para as mostras que se inauguram hoje.

"O Esplendor do Vidro"

"Um Certo Ponto de Vista - Pietro Maria Bardi 100 Anos" dialogará com outra exposição, "O Esplendor do Vidro - Cristais Fratelli Vita".
Bardi e o industrial Giuseppe Vita foram dois imigrantes que trocaram a Itália pelo Brasil e se interessavam pela estética de objetos utilitários.

A exposição reúne 501 peças de Giuseppe Vita, que veio para o Brasil em 1882 e se estabeleceu em Salvador em 1889, onde acabou criando uma fábrica de refrigerantes.

O autodidata Vita aproveitou o sucesso financeiro de sua indústria e construiu fornos de alta temperatura (até 1.500 graus) para confeccionar copos, jarras e lustres, cujo requinte impressionou até mesmo clientes europeus. A indústria só resistiu até 1962, nove anos após a morte do fundador.

"Os Anjos Estão de Volta"

A mostra "Os Anjos Estão de Volta" faz um compêndio místico-estético da representação dos anjos nas artes plásticas.

Estarão presentes singelos anjos barrocos, violentos anjos arcabuzeiros (exemplos de pintura cuzquenha) e até mesmo visões contemporâneas (várias abstratas) de anjos, de artistas como Nelson Leirner, Marco Gianotti e Flávio Emanuel. A curadoria é de Maria Lucia Montes.

Depois da overdose de mostras, a saída será relaxar e tomar um pouco de ar no café que o museu também estará inaugurando na ocasião. O café estará apresentando 18 fotografias da série "Zool", de Fernando Laszlo. O tema da mostra tem tudo a ver com o parque da Luz: são besouros.

Mostras: Um Certo Ponto de Vista -Pietro Maria Bardi 100 Anos, Escultura Brasileira na Luz, Os Anjos Estão de Volta, O Esplendor do Vidro - Cristais Fratelli Vita e Zool
Onde: Pinacoteca do Estado (praça da Luz, 2, região central de São Paulo, tel. 0/xx/11/229-9844)
Vernissage: hoje, às 19h30
Quando: de ter. a dom., das 10h às 18h
Quanto: R$ 5 e R$ 2 (estudantes). Grátis às quintas-feiras e para menores de 7 anos e maiores de 65 anos
Patrocinadores: Sew do Brasil, Volkswagen, Safra Projeto Cultural, revista "Bravo!", Cosipa Usiminas, Continental East West e Vitae

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página