Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2003 - 19h33

Crise de criatividade dá a "Adaptação" uma solução original

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de entretenimento da Folha Online

"Adaptação", o filme de Spike Jozen que chega nesta sexta-feira aos cinemas brasileiros, é uma história que não tinha porquê acontecer, mas aconteceu. Fala da crise de criatividade de um roteirista de cinema e da solução original -e de uma fatalidade- para seu problema.

O longa, escrito por Charlie Kaufman, que com Jozen forma a mesma dupla de "Quero Ser John Malkovich", é daqueles que têm uma reviravolta inacreditável no final. Considerado uma comédia excêntrica, "Adaptação" tem no elenco um time de primeira linha: Nicolas Cage, Chris Cooper e Meryl Streep.

Cage vive os gêmeos Charlie (retrato do próprio roteirista na tela) e Donald Kaufman. Charlie precisa adaptar um livro para o cinema, mas sofre sérias dificuldades porque a obra, "O Ladrão de Orquídeas", de Susan Orlean (vivida por Meryl Streep), não tem sentido.

Charlie ainda colhe os louros pelo sucesso de seu primeiro filme, premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original, quando é chamado para fazer a adaptação. Cheio de inseguranças tanto na vida profissional quanto na pessoal, ele se vê desesperado até ter a idéia de se incluir no roteiro. É, sem dúvida, o melhor papel de Cage.

O filme é entrecortado com histórias do passado, apresentadas na tela enquanto o roteirista lê o livro de Susan Orlean, e cenas da vida angustiada de Charlie Kaufman, especialmente no quarto e em sua máquina de escrever, enquanto tenta encontrar uma solução para seu trabalho, que está sob pressão.

O livro que Charlie tenta adaptar conta a história de John Laroche (Chris Cooper), um pesquisador que rouba espécies raras de orquídeas pelo mundo e pelo qual Susan Orlean se apaixona, antes mesmo de escrever seu livro. Quando o conheceu, ela iria apenas escrever um artigo para a revista "The New Yorker".

Cercado de problemas, Charlie ainda tem de conviver com seu irmão gêmeo, Donald, que resolve se transformar em roteirista ao escrever um filme de ação policial que, no futuro, será tido como uma obra-prima do cinema.

Depois do reconhecimento, Donald resolve ajudar o irmão, que passa por um bloqueio de criatividade, e também lê o livro e passa a questionar abordagens até então não percebidas por Charlie.

As descobertas levam ambos a uma situação que enriquecerá o roteiro com uma história de sexo, drogas e de uma paixão escondida, baseado na experiência real da escritora, que até então tinha medo que seu passado viesse à tona.

"ADAPTAÇÃO" (114 min)
Produção: EUA, 2002
Direção: Spike Jonze
Com: Nicolas Cage, Meryl Streep e Chris Cooper
Quando: estréia dia 21 (sexta-feira)
Distribuição: Columbia Pictures

Leia mais
  • "Adaptação" concorre a 4 Oscar e dá recorde a Meryl Streep
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página