Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/02/2003 - 13h08

História da China ganha mostra na Oca, em São Paulo

TEREZA NOVAES
do Guia da Folha

A partir de hoje, dia 21, a Oca recebe significativos vestígios de uma história que começou há 5.000 anos. A China e suas dinastias são revistas em cerca de 450 peças que compõem "Guerreiros de Xi'An e os Tesouros da Cidade Proibida".

Ocupam lugar de honra os 11 guerreiros em terracota acompanhados de dois cavalos, que foram produzidos mais de dois séculos antes de Cristo. As peças em tamanho natural estão perfiladas dentro de vitrines no subsolo do prédio.

Segundo os organizadores, essa é a primeira vez que esse número de guerreiros viaja para fora da China.

Na mostra, há dois núcleos: um reúne peças do museu situado dentro da Cidade Proibida, em Pequim, e outro apresenta objetos da província de Shanxi, onde foram descobertos os guerreiros.

No segundo andar, onde começa o percurso proposto pela curadoria, o trono imperial em laca vermelha determina o caráter suntuoso das peças ali expostas. Estão no espaço, quatro sinos de grandes dimensões, trajes de soldados e da família imperial, jóias e retratos.

Logo abaixo, destacam-se peças de uso cotidiano e curiosidades. "Os imperadores eram colecionadores, por isso há entre as peças relíquias, como bronzes e cerâmicas", esclarece a arqueóloga Cristiana Barroso.

O térreo mostra principalmente objetos decorativos (vasos, estatuetas etc.), emprestadas de Shanxi e que passam por diversas dinastias.

Dicas

- Prefira os primeiros dias. Ao longo das semanas, o público costuma aumentar.
-Os horários mais tranquilos devem ser de segunda a sexta, entre 11h e 13h30 e depois das 19h. Nos finais de semana, vá antes do meio-dia.
- Se quiser fugir das visitas escolares, opte por depois das 19h15 ou pelo sábado à tarde, quando os grupos não entram.
- Reserve cerca de 90 minutos para a visita e leve um agasalho (a temperatura no interior da Oca fica entre 18oC e 22oC).

GUERREIROS DE XI'AN E OS TESOUROS DA CIDADE PROIBIDA
Onde: Oca (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 2, parque Ibirapuera, região sul, tel. 3253-7007)
Quando: Ter. a sex., das 9h às 21h. Sáb. e dom., das 10h às 21h. Até 18/5.
Quanto: R$ 3,50 e R$ 7

Especial
  • Programe-se para visitar "Os Guerreiros de Xi'an"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página