Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2003 - 13h12

Canal Brasil apresenta série de biografias de atores brasileiros

da Folha Online

O cineasta Joel Pizzini, em parceria com o Canal Brasil, realizou uma série de biografias com grandes personalidades do cinema brasileiro. Quatro dessas produções percorreram os principais festivais do país no formato curta-metragem, conquistando importantes prêmios, com destaque para "Glauces, Estudo de um Rosto" (2001). Agora os programas chegam à TV.

O Canal Brasil (TV paga) exibe no dia 6, às 20h30, um "Cinejornal Especial" com o cineasta, que comenta e revê os seus principais trabalhos para o cinema e a TV.

Depois disso, a cada domingo, na faixa "Retratos Brasileiros", serão exibidos os filmes dirigidos por Pizzini. A série mostra a trajetória de Jece Valadão, Paulo José, Leonardo Villar e Glauce Rocha.

No dia 9 vai ao ar Leonardo Villar, Um Homem Só" (2001), que mostra, entre outras coisas, o artista revisitando lugares da infância e a casa de sua concunhada, a pintora Tarsila do Amaral, além de revelar habilidades que Leonardo Villar conserva até hoje, como a de confeccionar as suas próprias roupas.

"Glauces, Estudo de um Rosto" (2001), vai ai ar no dia 16. O filme apresenta a atriz Glauce Rocha, que morreu aos 38 anos e fez 24 filmes, entre eles "Terra em Transe" (1965), de Glauber Rocha.

O ator Jece Valadão é o foco do programa do dia 23, "Retratos Brasileiros - O Evangelho Segundo Jece Valadão" (2001), que traz o próprio Valadão narrando os fatos que ocorreram em sua infância na pequena cidade de Cachoeira de Itapemirim e contando particularidades de seus casamentos, quando ele já morava e filmava na cidade do Rio de Janeiro. O documentário mostra também como se deu o encontro do ator com a religião e passa a limpo todos os erros e acertos que o próprio homenageado diz ter cometido.

"Paulo José, Um Auto-retrato Brasileiro" (2002) será exibido no dia 30. O programa retrata a trajetória do ator-autor, concentrando-se nos filmes em que Paulo José atuou - 27 longas-metragens - contando com o ainda inédito "500 Almas", do próprio Pizzini.

Os programas serão exibidos sempre a partir das 20h.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página