Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2003 - 04h06

Outro Canal: "Jornal Nacional" tem a pior audiência dos anos 2000

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

Mais antigo e influente telejornal brasileiro, o "Jornal Nacional", da Globo, amargou nos últimos meses suas piores audiências mensais dos anos 2000. Em dezembro, o "JN" registrou audiência domiciliar média de apenas 29 pontos, seu recorde negativo. Em janeiro, a média foi de 33 pontos na Grande São Paulo.

Nos números do Ibope, o telejornal vem em curva descendente desde setembro, quando começou o horário eleitoral gratuito, que é apontado pela Globo como o principal vilão, pois reduziu o número de televisores ligados. Mas há também influência do desempenho abaixo da média das últimas novelas das sete e das oito, que "ensanduícham" o "JN".

A queda do "JN", a rigor, acompanha a do número de televisores ligados. Sua audiência domiciliar caiu 13% comparando-se janeiro de 2003 (33 pontos) com janeiro de 2000 (38), quase o mesmo desempenho do índice de TVs ligadas, que baixou 10%. Tanto que o "share" (participação no total de aparelhos ligados) do "JN" manteve-se estável (54% em janeiro/ 03; 55% em janeiro/00).

Isso indica que a concorrência da Globo não está tendo competência para tirar proveito da aparente fragilidade do ainda líder absoluto "JN". O público que o "JN" perdeu praticamente não migrou. As telenovelas latinas já não tiram mais pontos do "JN", ao contrário do que ocorreu na segunda metade dos anos 90.

Régua

Os diretores do SBT se reúnem amanhã para fazer um balanço das mudanças ocorridas em fevereiro, com cortes de custos, programas e pessoal. Também serão discutidas as mudanças na grade de programação, embora Silvio Santos esteja no exterior.

Troco

A Record ofereceu a Gilberto Barros, o Leão, atual maior audiência da Band, a apresentação do "Cidade Alerta". As negociações prosseguem nesta semana. A emissora quer um substituto de peso para José Luiz Datena, que foi para a Band.

Tampão

A estratégia da Record de escalar interinamente no "Cidade Alerta" o ex-juiz Oscar Roberto de Godoy (que já está virando "cult", pelos erros e o jargão "pau neles!") está dando certo. O telejornal deu 10 pontos na segunda e terça, mesmo patamar de Datena.

Pirata

A Band deteve exclusividade sobre o baile de Carnaval Gala Gay, na terça, mas foi a Rede TV! quem levou a melhor. Cobrindo a "ferveção" do lado de fora do salão, entre 23h34 e 2h45, a Rede TV! deu pico de 10 pontos e média de 5, contra 2 da Band, que transmitiu do lado de dentro. Chegou a ser líder em alguns momentos.

Corinthians

A Globo teve média de 25 pontos e picos de 33 com a transmissão da apuração do Carnaval de São Paulo, na manhã de terça. Mais do que o dobro do que registra no horário.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página