Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2003 - 05h03

Mestres do romance policial dão banho de sangue

IVAN FINOTTI
da Folha de S.Paulo

Dois dos maiores autores do romance policial norte-americano, Elmore Leonard e James Ellroy, estão tendo livros lançados no Brasil. São dois banhos de sangue.

Leonard, mestre da violência com doses de humor negro, comparece com "Os Órfãos de Ruanda", no qual um padre católico assiste ao assassinato de seus fiéis durante uma missa.

O pano de fundo é cruelmente real. Em três meses de 1994, 800 mil ruandeses da etnia tutsi foram massacrados por seus rivais hutus, com requintes que de fato incluíram emboscadas em igrejas e hospitais.

Ao voltar para os Estados Unidos, de onde tinha fugido por problemas com a justiça, o católico Terry Dunn revela ser um padre muito pouco ortodoxo. Conhece uma garota, arma um plano para ganhar uma grana do ex-namorado dela, acaba envolvido com a máfia e por aí vai.

"Os Órfãos de Ruanda" é de 2000, mas não é a última obra do escritor. Elmore Leonard é, aos 77 anos, autor dos mais prolíficos: desde então, já publicou outros três romances, somando 40 no total. Isso apesar de recusar o computador: ele escreve à mão e, a cada duas ou três páginas prontas, passa o texto a limpo numa máquina elétrica.

Também é bastante adaptado para o cinema. São baseados em sua obra filmes como "Jackie Brown" (97), de Quentin Tarantino, "Irresistível Paixão" (98), de Steven Soderbergh, e "O Nome do Jogo" (95), com John Travolta, e mais uma dúzia de outros.

Já James Ellroy, 55, é mais no estilo sexo, sangue e cinismo, sem muito espaço para piadas ou tiradas irônicas. Consagrado desde que "Los Angeles - Cidade Proibida" foi às telas, em 1997, Ellroy atualmente se dedica a uma trilogia sobre política, gangsterismo e corrupção na América _o último volume, "Police Gazette", está programado para este ano.

Mas esse "Sangue na Lua", lançado agora no Brasil, é bem anterior, lançado nos EUA em 1984. O romance mostra a perseguição do policial Lloyd "Doidão" Hopkins a um serial killer de mulheres em Los Angeles. Loyd Hopkins é um sargento-detetive com QI 170 _o que não impede que ele seja tão desequilibrado quanto os marginais que caça.

Diferentemente dos livros posteriores de Ellroy, que se passam na Los Angeles noir dos anos 40 e 50, "Sangue na Lua" acontece exatamente na época em que foi escrito, em alguns meses de 82 e 83.

O livro é o primeiro de uma trilogia enfocando Lloyd "Doidão". Os próximos da série com o personagem são "Because the Night" (84) e "Suicide Hill" (86), ainda não publicados no Brasil.

"Sangue na Lua" é a obra que colocou Ellroy nos trilhos do reconhecimento. Na época, ele já havia escrito dois outros livros, mas esse foi o primeiro a sair com capa dura, formato mais prestigiado nos Estados Unidos.

Foi ainda o primeiro livro de Ellroy a virar filme, "Cop", ou "Um Policial Acima da Lei" (88), com James Woods no papel principal. O autor, entretanto, reclamou tanto da adaptação quanto da interpretação de Woods.

Finalmente, também foi com esse "Sangue na Lua" que Ellroy começou a ser traduzido, apesar de algumas dificuldades: na França, foi recusado por 18 editoras antes de encontrar quem o publicasse por aquelas terras.

OS ÓRFÃOS DE RUANDA
Autor: Elmore Leonard
Tradução: Aulyde Soares Rodrigues
Editora: Rocco (tel. 0/xx/21/ 2507-2000)
Quanto: R$ 28 (244 págs.)

SANGUE NA LUA
Autor: James Ellroy
Tradução: Alves Calado
Editora: Record (tel. 0/ xx/21/2585-2000)
Quanto: R$ 35 (272 págs.)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página