Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2003 - 05h01

Outro Canal: Novela critica consumo de celebridades

DANIEL CASTRO
Colunista da Folha de S.Paulo

Prevista para outubro, a próxima novela das oito da Globo, "Celebridade" (título provisório), de Gilberto Braga, será mais uma crítica aos consumidores da fama do que à indústria que a fabrica (da qual a Globo faz parte).

"O progresso da tecnologia das comunicações tornou a caça à celebridade um esporte mundial", diz trecho da sinopse da novela (mantida em sigilo há quase um ano) que conclui, atribuindo à globalização: "Os 15 minutos [de fama] de Andy Warhol [artista plástico, 1928-1987] se tornaram ainda mais curtos".

A crítica à sociedade consumidora de celebridades virá pela personagem principal, a talentosa e bem-sucedida Maria Clara (Malu Mader), uma produtora de artistas e espetáculos. Logo no início da trama, ela sofrerá um trauma (provavelmente um sequestro) e, aterrorizada com a violência, passará a questionar a fama.

A "sociedade de consumo da celebridade instantânea", como define a sinopse de Braga, será alimentada por um dos protagonistas, Renato, colunista social e editor da revista "Celebrities", e por mais de uma dezena de personagens secundários, que "buscam a fama instantânea" e o "sucesso a qualquer custo".

Críticas a celebridades instantâneas produzidas por "reality shows" como "Big Brother Brasil", no entanto, foram vetadas pela Globo na primeira versão da sinopse, apresentada em 2002.

OUTRO CANAL

Fábrica


Começa na semana que vem, quando estréia a próxima novela das seis da Globo, "Agora É que São Elas", a pré-produção da trama que irá substituí-la. O martelo já está batido. Será "Chocolate com Pimenta", adaptação de Walcyr Carrasco para a opereta "A Viúva Alegre". A direção-geral será de Jorge Fernando.

Dúvida

Uma equipe de diretores da mexicana Televisa esteve na semana passada no SBT. Oficialmente, o assunto principal foi a continuidade ou não da produção, no Brasil, de novelas com textos originais mexicanos. Mas, nos bastidores, especulou-se bastante sobre uma eventual compra de 30% do SBT pela Televisa.

Acidente

A pedido de Silvio Santos, Odilon Coutinho, diretor de jornalismo do SBT, foi demitido na última sexta-feira. Foi a primeira "trombada" de Jean Teppet, agora o "todo-poderoso" superintendente de produção e programação da emissora, com Silvio Santos. Teppet queria manter Coutinho, seu amigo.

Celebridades 1

Amaury Jr. exibe hoje, à meia-noite, na Rede TV!, entrevista que fez anteontem com o cavaleiro brasileiro Doda Miranda, namorado de Athina Onassis, herdeira de uma fortuna estimada em US$ 3 bilhões. Na entrevista, Miranda diz estar magoado com a imprensa nacional e fala que a namorada veio ao Brasil para um tratamento ortomolecular _e não lipoaspiração.

Celebridades 2

O tema da próxima novela das oito está em alta no cinema. É o assunto do musical "Chicago" (em cartaz, que trata ironicamente da imprensa e do showbiz com vedetes assassinas transformadas em celebridades fugazes por um advogado picareta) e de "Simone", sobre uma estrela virtual (ainda inédito no Brasil).

Porrada 1

O esporte esteve em alta na TV no fim de semana. Com Corinthians x São Paulo, a Globo deu 43 pontos no domingo (contra 9 do SBT, com o mesmo jogo). Foi o recorde da emissora, sem contar jogos da seleção, desde a final da Copa do Brasil (também com Corinthians), no ano passado.

Porrada 2

Na madrugada de sábado (para domingo), a Globo cravou média de 23 pontos com a luta de Acelino "Popó" de Freitas. Foi a quinta maior audiência do dia, mais do que a novela das seis. Isso à 1h da manhã.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página