Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/03/2003 - 16h12

Coloque a agenda do Oscar em dia até o início da cerimônia

SILVANA ARANTES
da Folha de S. Paulo

Mesmo partindo do zero, ainda dá tempo de colocar a agenda de filmes do Oscar (quase) em dia.

Quem quiser conferir os favoritos da Ilustrada nas categorias de melhor filme, diretor, ator e atriz precisará assistir a apenas três concorrentes: "Chicago" (melhor filme), "Gangues de Nova York" (melhor diretor, Martin Scorsese, e ator, Daniel Day-Lewis) e "As Horas" (melhor atriz, Nicole Kidman).

Uma possibilidade é ver todos os três no mesmo endereço, o Frei Caneca Unibanco Arteplex, começando por "Gangues de Nova York" (o mais longo, com 168 minutos de duração), às 13h. É bom garantir antes os ingressos para "As Horas" (às 16h30, por exemplo) e "Chicago" (às 19h30). Depois, é só correr para a frente da TV, que a cerimônia de entrega das estatuetas começa às 22h30, com o início das transmissões previsto para meia hora antes.

Quem quiser avaliar todos os concorrentes a melhor filme terá de abrir mão de um dos cinco candidatos. Três dos filmes na competição ultrapassam as duas horas de duração, e a primeira sessão do dia é a das 11h ("Chicago", no Market Place Cinemark 8). Ou seja, não dá tempo de assistir aos cinco longas antes do início da festa de Hollywood.

Dispensando "O Senhor dos Anéis", que tem 179 minutos de duração e oferece apenas sete sessões hoje, é possível ir de "As Horas" (no Pátio Higienópolis 2, às 11h20) para "Chicago" (no Belas Artes, às 14h40) e, no mesmo endereço, "As Horas" (às 16h50). Do fim de "As Horas" até o início de "Gangues de Nova York" (às 20h40, no Gemini), há 1h50 de intervalo _o suficiente para o deslocamento, que é curto, e até para um lanche mais demorado.

Como o filme de Scorsese tem quase três horas de duração, parte das estatuetas já terá sido entregue quando a sessão de "Gangues de Nova York" terminar, mas não o Oscar de melhor filme, sempre o último a ser anunciado.

Para deixar de lado os favoritos e checar o desempenho dos azarões da festa, é preciso dar atenção a "O Senhor dos Anéis", o último colocado na bolsa de apostas de melhor filme; "Adaptação", que fará de Nicolas Cage a zebra da noite se lhe render o Oscar de melhor ator; e "Fale com Ela", com o qual Almodóvar concorre a melhor diretor.

A indicação do espanhol é considerada distinção suficiente para afagar o seu ego, ferido com a recusa da Espanha em candidatar "Fale com Ela" a melhor filme estrangeiro. A perseguição às zebras pode começar por "Adaptação", às 13h, no Arteplex, e seguir com "Fale com Ela", às 15h50, no Top Cine, e "O Senhor dos Anéis", às 18h40, no Paissandu. Tudo isso é só um palpite.

Especial
  • Fique por dentro da 75ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página