Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2003 - 03h30

Periferia "rouba a fita" da 15ª Mostra do Audiovisual Paulista

da Folha de S. Paulo

Não poderia ser mais profético para ilustrar esta 15ª edição da Mostra do Audiovisual Paulista o bordão corrente há anos nas periferias de SP: "É nóis na fita". Entre as 294 produções que serão exibidas no festival, de hoje a domingo, uma parte significativa reflete a onda recente de retratar/denunciar nas telas as contradições da sociedade brasileira.

O hip hop, manifestação mais forte e consistente da cultura popular dos últimos tempos, aparece em videoclipes (Rappin' Hood, Jamal, Gog, Sabotage) e produções comerciais (o making of "No Encalço do Invasor", do filme de Beto Brant, e três episódios da série televisiva "Cidade dos Homens", baseada no filme de Fernando Meirelles).

A sensação claustrofóbica permeia também o documentário "Silva", que acompanha a história de um ex-detento da Febem e sua tese _defendida na USP_ de que o próprio sistema policial é que alimenta o crime. A produção de Beto Sporkens integra a recém-criada Doc.Paulista, divisão da mostra dedicada aos videodocumentários, que inclui ainda o comovente "Casa de Cachorro", fita produzida durante o processo de desocupação da área sob o viaduto Ceagesp onde moradores sem-teto viviam de construir casas de madeira para cachorros.

Por fim, o festival exibe ainda os resultados das oficinas Kinoforum, que levaram as ferramentas de realização do audiovisual para comunidades carentes de São Paulo, como favela Monte Azul ("Tato"), Cidade Tiradentes ("Vitória") e Cohab Raposo Tavares ("As Causas Impossíveis de Santo Expedito").

MOSTRA DO AUDIOVISUAL PAULISTA
Abertura hoje, às 20h, com exibição dos curtas "Demônios" e "Amor Só de Mãe"
Quando: de amanhã a dom., a partir das 12h30
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, região central, SP, tel. 0/xx/11/ 3113-3651)
Quanto: entrada franca.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade