Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2003 - 19h09

Festival de Documentários exibe 104 filmes de 24 países

da Folha Online

O É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários realiza sua 8ª edição entre os dias 3 e 13 de abril, no Rio de Janeiro, e de 7 a 13 de abril, em São Paulo.

O evento, que recebeu 600 inscrições este ano, vai exibir 104 documentários, representando 24 países, divididos em Competição Internacional, Competição Brasileira (de curtas, longas e médias-metragens), Retrospectiva Internacional, Retrospectiva Brasileira e a mostra "O Estado das Coisas", além de programas especiais.

A partir desta edição, os títulos brasileiros em competição estão agrupados exclusivamente na Competição Brasileira - a participação na Competição Internacional será exclusiva para os vencedores escolhidos pelo júri nacional como melhor documentário de curta metragem e melhor documentário de longa ou média metragem.

Em 2003, a premiação oferecida pelo festival será, ao todo, de R$ 57 mil.

Eventos paralelos

Entre as atividades paralelas ao evento está a 3ª Conferência Internacional do Documentário - Imagens da Subjetividade, com debates e exibições.

O festival promoverá também encontros e debates com realizadores. No dia 12 de abril (sábado), às 11h, o diretor João Moreira Salles debate com o público no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

O brasileiro Eduardo Escorel, que será homenageado com uma retrospectiva, participa de encontro no Rio de Janeiro no dia 5 de abril (sábado) às 17h30, no CCBB-RJ, e, em São Paulo, no dia 12 de abril (sábado), às 18h30, no CCBB-SP.

O diretor alemão Clemens Kuby discute seu documentário "Buda Vivo" no dia 12 de abril, às 16h, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo.

Filmes

Entre os filmes da competição internacional estão "Bola de Nieve", de José Sanches-Montes (Espanha), "Brook por Brook - Um Retrato Íntimo", de Simon Brook (França/Bélgica), "Derrida", de Kirby Dick e Amy Ziering Kofman (EUA/França), "Fleurette", de Sérgio Tréfaut (Portugal), "Gabriel Orozco", de Juan Carlos Martin (México) e "Os Meninos de Pinochet", de Paula Rodriguez (Alemanha). Entre os curtas estão "Papai Boogie Woogie", de Erik Bafving (Suécia), "Meu Corpo", de Margreth Olin (Noruega).

Na competição brasileira estão "Abilio Pereira de Almeida", de Kiko Mollica, "Carandiru.Doc", de Rita Buzzar, "Geraldo José - O Som Sem Barreira", de Severino Dadá, e "Meu Tempo É Hoje - Paulinho da Viola", de Izabel Jaguaribe, entre outros.

Fundado e dirigido pelo crítico Amir Labaki, o festival é uma co-realização entre o Centro Cultural Banco do Brasil, o Sesc - São Paulo, o Itaú Cultural, o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, a Secretaria Municipal de Cultura (São Paulo) e a Riofilme.

No Rio de Janeiro o festival acontece no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, no CineSesc, no Museu da Imagem e do Som, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Cultural São Paulo, no Itaú Cultural, no Cinusp e no Sesc Vila Mariana.

A programação completa está no site www.etudoverdade.com.br.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página