Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2003 - 16h40

Itaú Cultural participa de festival de cinema brasileiro em Paris

da Folha Online

A segunda itinerância de cinema promovida pelo Itaú Cultural na França, em parceria com a ONG Jangada, faz sua estréia em Paris, no 5º Festival du Cinema Bresilien com a mostra "Marginália 70 - Experimentalismo no Super8 Brasileiro". O festival acontece a partir de hoje e vai até o dia 1º de abril.

Sob a curadoria de Rubens Machado Jr., a mostra apresenta 22 filmes, divididos em dois programas, com exibição hoje e no dia 31 de março, no Cinealternative.

O Itaú Cultural fez sua primeira itinerância na França entre maio e julho do ano passado, com a mostra "Anos 60". Esta é a primeira participação da instituição no Festival du Cinema Bresilien, evento anual que reúne a produção cinematográfica do Brasil e é organizado pela ONG Jangada, que tem como objetivo promover a arte brasileira na França.

Paralelamente ao festival, a mostra vai também a Tolouse, onde será exibida na Semana Afro-Luso-Brasileira da Universidade Toulouse le Mirail, realizada entre 26 de março e 2 de abril.

"Marginália 70" traz produções não convencionais realizadas em super-8 no Brasil durante a década de 1970. A mostra que deu origem a esta seleção, "Marginália 70: A Experiência do Super8 Brasileiro", foi lançada em novembro de 2001, em São Paulo, fruto de uma pesquisa de dois anos realizada por Rubens Machado Jr., professor de cinema da USP. Os filmes que fazem parte da mostra foram todos recuperados e remasterizados.

Os 22 títulos escolhidos para exibição na França já foram exibidos em 20 cidades brasileiras. As produções são assinadas por nomes como Ivan Cardoso, Hélio Oiticica, Mário Cravo Neto e José Agrippino de Paula.

Entre os títulos estão "Nosferatu no Brasil", de Ivan Cardoso, "Ora Bombas ou a Pequena História do Pau, Brasil", de Fernando Bélens e "Agrippina é Roma-Manhattan", de Hélio Oiticica.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página