Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2003 - 23h47

Prêmio Multishow celebra 10 anos sem medo de ser popular

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de entretenimento da Folha Online

O Prêmio Multishow de Música Brasileira comemora em 2003 os dez anos de sua celebração, auto-considerado uma espécie de avalista da área e sem medo de ser tachado de popular. "É democrático", disse o produtor musical e apresentador do canal Nelson Motta, no anúncio dos indicados, que aconteceu nesta terça-feira, dia 1º, em São Paulo. "A década de 90 multiplicou a música, que se dividiu em vários subgêneros. Goste ou não, é a preferência popular."

Por popular, justifica-se que a votação é fruto da audiência, que acessa o site do canal na internet e escolhe os melhores do ano anterior. No ano passado, foram 6 milhões de votos, e a expectativa é de crescer ainda mais neste ano.

"Me sinto muito feliz por ver o crescimento do prêmio. Sua importância é que é o público quem escolhe e há confraternização entre os artistas, grandes encontros", disse Lorena Calábria, apresentadora do canal, que tradicionalmente fará entrevistas durante a exibição, que acontece ao vivo, direto do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 3 de junho.

Entre os indicados deste ano, estilos se misturam. Tem de Rouge a Milton Nascimento, de Maria Rita Mariano, a filha de Elis Regina, a LS Jack. O ministro da Cultura, Gilberto Gil, concorre em duas categorias: Melhor Cantor e Melhor Videoclipe.

Segundo Wilson Cunha, diretor-geral do canal, até a "Eguinha Pocotó" do funkeiro Mc Serginho e do transformista Lacraia entraram na lista de mais votados.

"A gente dá a cara a tapa. A Wanessa Camargo foi vaiada quando ganhou o prêmio de revelação, mas hoje está nas paradas e nas páginas amarelas de 'Veja'. A 'Eguinha Pocotó' chegou quase perto dos cinco finalistas. Se chegasse, estaria aqui", afirmou Cunha.

Neste ano, um artista vivo será homenageado. A escolha foi feita por ex-ganhadores do prêmio. Tim Maia e Cássia Eller compõem a galeria de anos anteriores.

Votação

A eleição dos melhores do Multishow ocorre em duas fases. Na primeira, que terminou no último dia 28 de março, os internautas enviaram à produção do canal vários nomes que achavam que deveriam constar na lista de indicados. Foram 1,5 milhão de votos.

Os cinco mais votados configuram na lista divulgada hoje, que estará disponível na internet (globosat.globo.com/multishow) a partir desta quarta, dia 2, para votação.

Nelson Motta, que será o mestre de cerimônias na noite de entrega do prêmio, acha que o canal reflete o panorama atual da música brasileira. "A globalização fez com que a música nacional dominasse 80% do mercado e abrisse mais espaço ela. O prêmio promove o sucesso da MPB e ele cresce com a importância dela."

Para Motta, o fato de o público escolher os favoritos, e não os críticos de música, é sinônimo de democracia.

Neste ano, a votação também poderá ser feita por mensagens de texto no telefone celular, por meio da empresa Oi, uma das cotas de R$ 700 mil de patrocínio do prêmio. A empresa tem 1,6 milhão de assinantes em 16 Estados do país desde junho do ano passado, quando teve seus produtos lançados.

O canal vai exibir um programa nesta quinta-feira, dia 3, às 21h15, para apresentar aos espectadores do canal quem são os indicados ao prêmio.

Leia mais
  • Conheça os indicados ao Prêmio Multishow de Música
  • Festa de 10 anos de Prêmio Multishow terá homenagem à música

    Site especial
  • Visite o site do Multishow na internet (a votação só será aberta no dia 2)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página