Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2007 - 10h46

Obra de Niemeyer é reunida em mostra em Belo Horizonte

Publicidade

da Folha Online

Mario Gioia
Enviado especial a Belo Horizonte

"A obra de Niemeyer transcende, e muito, a arquitetura." A avaliação de Marcus Lontra, ex-diretor do MAM-RJ (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), reflete o espírito da exposição "Oscar Niemeyer - Arquiteto, Brasileiro, Cidadão", que mostra a influência do arquiteto quase centenário sobre as artes visuais e a identidade brasileira.

Lontra faz a curadoria da exposição, que é dividida em dois espaços em Belo Horizonte. No Palácio das Artes, a abertura ocorre hoje. Amanhã é aberta a parte da mostra sediada no Museu de Arte da Pampulha. Os dois espaços foram desenhados por Niemeyer -apesar de o palácio ter sido bastante descaracterizado em relação ao projeto original. Na Pampulha, são exibidos móveis, maquetes e obras de artistas parceiros do arquiteto, como Athos Bulcão e Portinari.

"Com as colunas do [Palácio do] Alvorada e a estrutura da Catedral de Brasília, por exemplo, Niemeyer criou uma iconografia particular, que se liga à identidade brasileira", diz o curador.

No Palácio das Artes, são mostradas cerca de 50 reproduções fotográficas (feitas pelo neto Kadu Niemeyer), maquetes que retratam obras iniciais (como a Casa das Canoas), passam pela criação de Brasília e por projetos recentes (como o Centro Administrativo de MG).
A Publifolha lança hoje, na abertura, livro (R$ 17,90, 112 págs.) sobre o arquiteto, de Ricardo Ohtake.

O jornalista MARIO GIOIA viajou a convite do Instituto Tomie Ohtake

Oscar Niemeyer - Arquiteto, Brasileiro, Cidadão
Quando: abertura hoje, às 19h; de ter. a sáb., das 9h30 às 21h; dom., das 16h às 21h; até 16/9
Onde: Palácio das Artes (av. Afonso Pena, 1.537, BH, tel. 0/xx/31/ 3236-7322
Quanto: entrada franca

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página