Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/04/2003 - 21h04

Festival traz ótimas histórias nas mãos de bons contadores

ADRIANA FERREIRA
da Folha de S.Paulo

A vida às vezes pode ser mais emocionante que um filme de Hollywood. E isso não vale somente para as guerras daqui e do outro lado do mundo, mas também para histórias simples, principalmente as registradas por câmeras sensíveis de bons contadores. Muitos deles estão reunidos na 8ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários, que começa hoje e mostra 104 filmes de 24 países.

Um dos destaques são as competições. Na de longas estrangeiros está "Comandante!", badalado filme de Oliver Stone sobre o cubano Fidel Castro. Outro ditador é tema de "Os Meninos de Pinochet", de Paula Rodriguez, com depoimentos de pessoas que cresceram durante o regime do general chileno Augusto Pinochet.

A de filmes brasileiros têm títulos como "O Prisioneiro da Grade de Ferro", de Paulo Sacramento, feito por detentos do Carandiru, um ano antes de a Casa de Detenção ser desativada. Outro que deve fazer sucesso é "O Caso Mateucci", de João Batista de Andrade, sobre uma família massacrada em Goiânia, nos anos 50.

Destaca-se ainda "Meu Tempo É Hoje - Paulinho da Viola", de Izabel Jaguaribe, com histórias do sambista carioca. A seleção O Estado das Coisas e retrospectivas de Eduardo Escorel e do dinamarquês Jorgen Leth completam a programação que pode ser conferida no site www.etudoverdade.com.br.

Leia mais
  • Veja a programação no Rio de Janeiro
  • Confira as exibições em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página