Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2003 - 13h04

Cia. Paidéia de Teatro estréia "Uma Flor no Meio do Nada"

da Folha Online

Na próxima segunda-feira, dia 14 de abril, a Cia. Paidéia de Teatro estréia a peça adulta "Uma Flor no Meio do Nada", no teatro da Biblioteca Municipal Presidente Kennedy, em São Paulo.

Inspirada em uma lenda medieval, o espetáculo conta a história da santa Maria Egipcíaca, a mesma que deu origem a obras de Cecília Meireles (Oratório de Santa Maria Egipcíaca -1957), Raquel de Queiroz (A Beata Maria do Egito- 1958) e Manuel Bandeira (Balada para Santa Maria Egipcíaca- Ritmo Dissoluto- 1924).

"Uma Flor no Meio do Nada" mostra um ponto de vista diferente da mesma personagem do espetáculo "Santa Maria do Egito", também de Márcia Rodrigues, que a companhia montou em 2001. A nova peça mostra o ponto de vista dos monges frente à história da exilada e "Santa Maria do Egito" conta a história sob o ponto de vista feminino.

Maria Egipcíaca, também chamada Maria do Egito, era uma mulher comum que queria chegar a Jerusalém com o propósito de adorar a cruz sagrada. Sem ter como pagar a travessia de barco Alexandria a Jerusalém, ela se prostitui durante o trajeto. Ao chegar à cidade sagrada, Maria é tomada por sentimentos inexplicáveis e diante da cruz sente o desejo de viver em penitência no deserto.

O abade Jósimas é o narrador. Ele encontra Maria no deserto conclui que é uma santa porque ela pode prever o futuro e andar sobre as águas de um rio. Ao voltar ao seu mosteiro, Jósimas conta a todos a história da santa e, com isto, conturba as relações entre os monges. Eles modificam seu comportamento e seu modo de pensar e recitam trechos do "Cântico dos Cânticos de Salomão".

Serviço

"Uma Flor no Meio do Nada"
Cia. Paidéia de Teatro
Texto: Márcia Rodrigues
Direção: Amauri Falseti
Elenco: Aglaia Pusch, Flavio Porto, Marília Passos Felicíssimo, Rogério Modesto, Fábio Coutinho, Camila Amorim, Wanderlei Martins
Quando: estréia dia 14 de abril; em cartaz segundas e terças, às 20h30
Onde: teatro da Biblioteca Municipal Presidente Kennedy (Av. João Dias, 822)
Quanto: R$ 10, R$ 5 meia
Informações: 0/xx/11/5522-1283
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página