Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2003 - 15h20

Morte de policial leva Record ao 3º lugar e levanta questão ética

da Folha Online

Ontem foi a segunda vez, em quinze dias, que o programa "Cidade Alerta", da Record, apresentado por Milton Neves, conseguiu sua segunda vitória no Ibope no confronto com o "Brasil Urgente", da Band, sob o comando de José Luis Datena.

Entretanto, o motivo do bom desempenho do "Cidade Alerta" na audiência levantou a questão da ética na TV. O programa mostrou uma matéria com um policial militar que ameaçava se matar em frente ao Palácio do Governo, em São Paulo. O jornal acompanhou toda a movimentação do policial até sua morte e a matéria tomou conta de praticamente todo o horário do programa.

Com essa reportagem, a Record ficou com média de oito pontos no horário de exibição do jornal policial, das 17h29 às 19h30, chegando a picos de 12 em alguns momentos, quando ficou em segundo lugar na audiência, ultrapassando o SBT. No horário de confronto com o "Brasil Urgente", das 18h às 19h30, a Record ficou com 9 de média contra 6 da concorrente.

Em comunicado, a Record rebate as críticas de que teria agido com falta de ética: "A edição do material que foi ao ar respeitou os limites éticos e da boa conduta jornalística.", diz o comunicado. A emissora alega ainda que não mostrou as imagens do suicídio e que cumpriu com sua "responsabilidade social" e afirma que vai continuar cobrindo o caso.

O "Brasil Urgente", da Band, apresentado por José Luis Datena, exibido das 18h às 19h30, registrou média de seis pontos ontem, ficando em quarto lugar no Ibope.

A Band garante que também tinha as imagens exibidas pela concorrente ontem, negando a informação da Record de que tinha material exclusivo. Segundo a assessoria da Band, a decisão de não mostrar as imagens foi tomada pela direção do jornal antes do início do programa.

De acordo com a assessoria da Band, a emissora teve um crescimento de 133% de audiência no horário desde que Datena assumiu o comando do "Brasil Urgente", há um mês. A média de audiência do programa está em sete pontos, contra os seis que vêm sendo registrados pelo "Cidade Alerta", com Milton Neves.

Cada ponto equivale a 47 mil domicílios com TV ligada no canal na Grande São Paulo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página