Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2003 - 07h54

Fats Domino abre festival de Nova Orleans

CARLOS CALADO
especial para a Folha de S.Paulo

Tem início hoje nos EUA o 34º New Orleans Jazz & Heritage, reconhecido como um dos maiores festivais do mundo, por oferecer mais de 500 atrações musicais em 11 dias de programação. No ano passado 501 mil pessoas frequentaram esse evento.

Dez tendas e palcos instalados ao ar livre, no hipódromo local, vão exibir não só gêneros tradicionais da cultura musical de Nova Orleans, mas também vários estilos de música pop. Astros do rock, como Fats Domino (principal atração de hoje) e Bob Dylan (amanhã), dividem as atenções com os jazzistas Cassandra Wilson (sábado) e Ornette Coleman (domingo), entre muitas atrações de gospel, blues, soul, funk, cajun, ritmos afros e caribenhos.

O acréscimo de mais um dia ao evento reflete a tentativa dos produtores de frear o decréscimo de público após os atentados de 11 de setembro de 2001. Naquele ano, ao festejar o centenário de Louis Armstrong, o festival atingiu o recorde de 618 mil espectadores.

Como fez em 2000, quando homenageou o Brasil, nesta edição o festival vai dedicar à ilha de Martinica o pavilhão central da feira de artesanato e culinária que realiza todos os anos. Na próxima semana, entre as atrações musicais, estão Dave Holland, Buddy Guy, Ben Harper e The Crusaders.

Carlos Calado é autor de "O Jazz como Espetáculo", entre outros livros

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página